Q

Previsão do tempo

4° C
  • Thursday 10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
4° C
  • Thursday 7° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
4° C
  • Thursday 8° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
Associação Social e Cultural Paradense

Apoio social a 80 idosos e a 110 crianças

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Social e Cultural Paradense (ASCP), no Chão da Parada, que começou em 2002 a parte social da instituição, atualmente presta apoio a 110 crianças em idade de creche, pré-escolar e ATL, a 30 idosos em centro de dia e a 50 idosos em serviço de apoio domiciliário.

Esta IPSS do concelho, “que nasceu no seio da atividade cultural e recreativa” contou com o apoio do PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais para a construção do atual edificado e a requalificação do anterior, de modo a permitir dar “novas respostas sociais” às atividades já existentes da associação. Segundo a diretora técnica, Vanessa Sobreiro, “a procura era superior à oferta e a necessidade de outras respostas ao nível da infância, com idades inferiores ao pré-escolar, permitiu que este projeto social avançasse há 10 anos”. Atualmente, a associação possui dois edifícios em funcionamento, sendo um dedicado à parte cultural da associação, com bar, sala de jogos para sócios e o salão, e no outro dedicado às atividades de apoio social das crianças e dos idosos. Na área dedicada às crianças, a IPSS possui três salas de creche, duas de educação pré-escolar e uma de ATL. Na área dedicada aos idosos, encontram-se duas amplas salas, destinadas a centro de dia. Neste mesmo edifício, a instituição tem a cozinha, que prepara diariamente as refeições para todos os utentes, e ainda para o Serviço de Apoio Domiciliário e para o fornecimento de refeições à escola do 1º Ciclo do Chão da Parada, a lavandaria e os gabinetes administrativos de suporte a toda a área de apoio social. Neste momento, “estamos lotados, encontramos apenas quatro vagas ao nível do pré-escolar”, sublinhou a diretora técnica da IPSS, adiantando que a procura pelo apoio ao nível dos idosos tem aumentado nos últimos anos. Com intuito de procurar melhorar cada vez mais a qualidade do património edificado, adaptando-o às realidades que vão surgindo, Vanessa Sobreiro considera que seria “importante avançar com a construção do Lar de Idosos, projeto que está há uma série de anos na gaveta e que seria uma mais-valia para a comunidade e para o concelho na área social”. Mas enquanto esse projeto não avança, a IPSS pretende este ano iniciar um leque de atividades de verão para as crianças da comunidade que não têm resposta ocupacional para a interrupção letiva, bem como continuar a certificar a respostas sociais da instituição, e promover a sua autossustentabilidade, com “alguns projetos de carácter empresarial”, nomeadamente a criação de eventos no espaço e o serviço de lavandaria. A IPSS é no concelho “uma das poucas instituições a atingir um nível de certificação de qualidade dos serviços prestados, no âmbito das exigências definidas pela Segurança Social, bem como pela legislação associada”. Nesse sentido, em dezembro de 2019, “a instituição alcançou o último ano de verificação da certificação, possibilitando que daqui a um ano possamos subir mais um nível na escala das certificações das IPSS”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inês Belbute com medalha de bronze na marcha

Inês Belbute, atleta da Escola de Atletismo do Arneirense, das Caldas da Rainha, alcançou o 3° lugar no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, realizado em Porto de Mós, com a marca de 29 minutos e 42 segundos.

atleta

Gaeirense com vitória caseira no futsal

O Gaeirense arrancou com uma goleada a fase de manutenção/descida do Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal, série 6. Vitória caseira por 5-1, diante da Casa do Benfica da Golegã.

Nova loja de produtos para animais de estimação

A Goldpet - Produtos para animais de estimação, Lda abriu uma loja nas Caldas da Rainha, estando o evento formal de inauguração marcado para sábado, a partir das 10h00.

goldpet2