Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C

Alcobaça e Nazaré querem eletrificação e modernização da Linha do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os municípios de Alcobaça e da Nazaré recusam ficar de fora da modernização da linha ferroviária do Oeste, que liga o Cacém, em Sintra, à Figueira da Foz, e resolveram exigir em conjunto a eletrificação dos troços que percorrem os seus territórios e a modernização das estações de São Martinho do Porto, Valado dos Frades e Pataias – Gare, nos dois concelhos.
É defendida a modernização da estação de Valado dos Frades

Paulo Inácio e Walter Chicharro, respetivamente presidentes das Câmaras Municipais de Alcobaça e Nazaré, expressaram o seu “inconformismo pela omissão dos concelhos” do projeto de modernização da Linha do Oeste – cujas empreitadas apenas contemplam intervenções no troço entre Mira-Sintra-Meleças e Caldas da Rainha, num investimento de 98,9 milhões de euros desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal, no âmbito do programa Ferrovia 2020. Os autarcas sustentaram que a modernização da estação de Valado dos Frades, enquanto elo de ligação entre os seus dois concelhos, constitui “uma necessidade estratégica e vital”. Ambos os municípios manifestaram a disponibilidade para a criação de uma rede de transporte de passageiros que contemple a ligação entre a estação de Valado dos Frades e as respetivas sedes de concelho, nomeadamente com “recurso a “shuttles” monocarris ou autocarros eléctricos, numa lógica de mobilidade sustentável”. “Trata-se de um esforço conjunto que, com a devida colaboração do Governo, permitirá tornar a estação de Valado dos Frades numa das mais importantes de toda a linha do Oeste”, referiram, fazendo notar que o Estado deve encarar esta medida como sendo “estratégica e essencial para o desenvolvimento social e económico de dois dos mais belos territórios do país”. Por outro lado, será igualmente “uma medida compensatória, dado que ambas as populações têm lidado com a obrigatoriedade de pagamento de avultadas portagens na autoestrada A8”, pelo que os autarcas de Alcobaça e Nazaré consideram serem agora “merecedores deste investimento, mitigando décadas de injustiça”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss