Q

Previsão do tempo

7° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
7° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
6° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C

Alcobaça e Nazaré querem eletrificação e modernização da Linha do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os municípios de Alcobaça e da Nazaré recusam ficar de fora da modernização da linha ferroviária do Oeste, que liga o Cacém, em Sintra, à Figueira da Foz, e resolveram exigir em conjunto a eletrificação dos troços que percorrem os seus territórios e a modernização das estações de São Martinho do Porto, Valado dos Frades e Pataias – Gare, nos dois concelhos.
É defendida a modernização da estação de Valado dos Frades

Paulo Inácio e Walter Chicharro, respetivamente presidentes das Câmaras Municipais de Alcobaça e Nazaré, expressaram o seu “inconformismo pela omissão dos concelhos” do projeto de modernização da Linha do Oeste – cujas empreitadas apenas contemplam intervenções no troço entre Mira-Sintra-Meleças e Caldas da Rainha, num investimento de 98,9 milhões de euros desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal, no âmbito do programa Ferrovia 2020. Os autarcas sustentaram que a modernização da estação de Valado dos Frades, enquanto elo de ligação entre os seus dois concelhos, constitui “uma necessidade estratégica e vital”. Ambos os municípios manifestaram a disponibilidade para a criação de uma rede de transporte de passageiros que contemple a ligação entre a estação de Valado dos Frades e as respetivas sedes de concelho, nomeadamente com “recurso a “shuttles” monocarris ou autocarros eléctricos, numa lógica de mobilidade sustentável”. “Trata-se de um esforço conjunto que, com a devida colaboração do Governo, permitirá tornar a estação de Valado dos Frades numa das mais importantes de toda a linha do Oeste”, referiram, fazendo notar que o Estado deve encarar esta medida como sendo “estratégica e essencial para o desenvolvimento social e económico de dois dos mais belos territórios do país”. Por outro lado, será igualmente “uma medida compensatória, dado que ambas as populações têm lidado com a obrigatoriedade de pagamento de avultadas portagens na autoestrada A8”, pelo que os autarcas de Alcobaça e Nazaré consideram serem agora “merecedores deste investimento, mitigando décadas de injustiça”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fazer testes sem sair do carro

O Centro de Testagem à Covid-19 da Nazaré abriu no passado dia 10, na Bonarte, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré. O serviço resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Policlínica Benedita - Grupo H Saúde. “A presidência da Câmara, atenta à evolução da...

drive

Mil vacinações diárias em novo centro

Abriu no passado sábado um novo centro de vacinação em Alcobaça, que substitui o que existia e que vai permitir duplicar o número de vacinas a serem administradas diariamente, passando de 500 para 1000. Foi numa parte do Mercado Municipal de Alcobaça que foram...

vacinacoes

Inês Belbute com medalha de bronze na marcha

Inês Belbute, atleta da Escola de Atletismo do Arneirense, das Caldas da Rainha, alcançou o 3° lugar no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, realizado em Porto de Mós, com a marca de 29 minutos e 42 segundos.

atleta