Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
Guilherme d’Oliveira Martins na Escola Secundária Raul Proença

“A capacidade de aprendizagem é o que distingue uma sociedade”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O político e professor universitário, Guilherme d’Oliveira Martins, que esteve na passada quarta-feira na Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, destacou que o principal valor para o desenvolvimento de um país é o reconhecimento da aprendizagem.

“Felizmente conheço bem as escolas e o que distingue uma sociedade desenvolvida de uma sociedade atrasada chama-se aprendizagem”, salientou Guilherme d’Oliveira Martins, que foi ministro da educação no governo de António Guterres.

Convidado pela professora Lina Nicolau, coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, numa sessão dirigida a professores e que teve como tema educação e cidadania à luz do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, o orador sublinhou que conhecimento é a chave da “perspetiva humanista”. Para o docente universitário “mais importante do que fazer a pergunta é saber fazê-la”. Saber expressar e comunicar as ideias são, para o orador, fatores essenciais. O antigo ministro considera que um dos desafios que se colocam hoje às crianças que chegam à escola é o de conseguir orientá-las a utilizar corretamente a muita informação que já possuem, transformando-a em conhecimento. O orador lembrou que “eramos o país da Europa que visitávamos menos os museus e que íamos a espetáculos culturais, e agora fomos o terceiro de toda a europa a ter o maior número de atividade de envolvimento concreto de cidadania ativa em torno de todo o património cultural”. “Isto porque transformámos as escolas e bibliotecas escolares em centros de recursos, pontos de encontro, como placas giratórias, onde aprender é simultaneamente dialogar”, explicou. Questionado sobre o papel da escola nesta era digital, Guilherme d’Oliveira Martins disse que vai ser a instituição que “mais rapidamente vai ter que se adaptar porque os desafios estão a mudar”. “Estaremos nós em condições de responder ao desafio de termos um envelhecimento maior?”, questionou o responsável. Quanto a uma série de mudanças que se está a exigir aosprofessores, nomeadamente aos docentes mais velhosà beira da reforma que não têm vontade de se adaptarem aos novos tempos,o antigo ministro da Educação realçou a necessidade de encontrar“formas reais e eficazes de valorizar o professor e educador na sociedade”. “É indispensável encontrarmos formas de valorização e motivação que tantas vezes não são exclusivamente materiais”, salientou, o professor universitário. Guilherme d’Oliveira Martins recordou um inquérito recentemente feito a alunos do ensino secundário, onde a resposta mais frequente é que a escola é “uma maçada”. “Não podemos cruzar os braços com esta resposta”, adiantou, sublinhando que “os resultados e avaliações são importantes, mas o fundamental é a aprendizagem”. O político defende para a escola “novas estratégias que permitam a diversidade, flexibilidade e motivação”. “Uma cabeça bem feita, que é mais importante do que uma cabeça bem cheia”, declarou. Guilherme d’Oliveira Martins que é um apaixonado pelo patrono da escola disse que estará disponível para voltar ao estabelecimento de ensino para falar de “Raul Proença” (1884-1941), que foi “um dos “intelectuais mais ativos e influentes durante as primeiras décadas deste século”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos