Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 13° C

Morreu o padre João Braz

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O padre João Braz, que foi pároco durante duas décadas no Landal, A-dos-Francos, Carvalhal Benfeito e Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, faleceu na noite de 30 de dezembro, em Lisboa, aos 58 anos, por motivo de doença oncológica.
Desempenhou funções nas Caldas ao longo de 17 anos

Ordenado sacerdote a 1 de julho de 1990, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, deu os primeiros passos na sua pastoral sacerdotal em A-dos-Cunhados e Vimeiro, em Torres Vedras, onde foi coadjutor, acumulando com a missão de professor de educação moral e religiosa católica no Externato de Penafirme. Em 1992, passou para as Caldas da Rainha onde fez uma longa experiência de vida em comunidade sacerdotal. Foi o pároco de A-dos-Francos e Landal (1992-2001), São Gregório (1998-2001) e Painho, no Cadaval (1992-1998). Em 2001, deixou estas comunidades e partiu para Santa Catarina e Carvalhal Benfeito, onde esteve até 2009. O ambiente era semelhante ao que vivera nos anos anteriores e a sintonia com o povo excelente. Desempenhou as funções de vigário paroquial (coadjutor) na paróquia de Caldas da Rainha entre 2000 e 2001, colaborando com o cónego José Guerra no seu último ano pastoral nesta paróquia, e foi vigário da vigararia de Caldas da Rainha-Óbidos (2001-2006). Nas Caldas da Rainha “deixou um grande trabalho, graças a um dinamismo invulgar, em recuperação de igrejas e construção de centros paroquiais e obras sociais no concelho”, sublinhou o anterior presidente da Câmara, Fernando Costa. Entre junho de 2009 e setembro de 2018 foi pároco de Algueirão – Mem Martins – Mercês, na Vigararia de Sintra, onde também desempenhou as funções de vigário, entre janeiro de 2017 e setembro de 2018. Era atualmente pároco de Alcabideche, na Vigararia de Cascais. A celebração exequial decorreu no dia 31 de dezembro, na igreja paroquial de Alcabideche, e foi presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente. Na manhã do dia 1 de janeiro, o corpo seguiu para a terra natal do sacerdote, em Almofala, Castro Daire.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Médicos de família em Santa Catarina e A-dos-Francos

A Junta de Freguesia de Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, informou que o Centro de Saúde daquela localidade (pólo da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) das Caldas da Rainha) vai voltar a ter médico de família. “A confirmação feita pela diretora...

medico 2

Reabilitação urbana em A-dos-Francos

Uma sessão de esclarecimento sobre o levantamento das áreas de reabilitação urbana em A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, vai ser realizada no dia 26 de janeiro, pelas 21h, na sede na Junta de Freguesia.

rea

Dois médicos vão reforçar Unidade de Saúde Familiar

Foi concedido um regime de exceção para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) contratar mais dois médicos avençados para ajudar a resolver a atual fraca resposta da Unidade de Saúde Familiar do Bombarral.

usf