Ordenado sacerdote a 1 de julho de 1990, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, deu os primeiros passos na sua pastoral sacerdotal em A-dos-Cunhados e Vimeiro, em Torres Vedras, onde foi coadjutor, acumulando com a missão de professor de educação moral e religiosa católica no Externato de Penafirme. Em 1992, passou para as Caldas da Rainha onde fez uma longa experiência de vida em comunidade sacerdotal. Foi o pároco de A-dos-Francos e Landal (1992-2001), São Gregório (1998-2001) e Painho, no Cadaval (1992-1998). Em 2001, deixou estas comunidades e partiu para Santa Catarina e Carvalhal Benfeito, onde esteve até 2009. O ambiente era semelhante ao que vivera nos anos anteriores e a sintonia com o povo excelente. Desempenhou as funções de vigário paroquial (coadjutor) na paróquia de Caldas da Rainha entre 2000 e 2001, colaborando com o cónego José Guerra no seu último ano pastoral nesta paróquia, e foi vigário da vigararia de Caldas da Rainha-Óbidos (2001-2006). Nas Caldas da Rainha “deixou um grande trabalho, graças a um dinamismo invulgar, em recuperação de igrejas e construção de centros paroquiais e obras sociais no concelho”, sublinhou o anterior presidente da Câmara, Fernando Costa. Entre junho de 2009 e setembro de 2018 foi pároco de Algueirão – Mem Martins – Mercês, na Vigararia de Sintra, onde também desempenhou as funções de vigário, entre janeiro de 2017 e setembro de 2018. Era atualmente pároco de Alcabideche, na Vigararia de Cascais. A celebração exequial decorreu no dia 31 de dezembro, na igreja paroquial de Alcabideche, e foi presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente. Na manhã do dia 1 de janeiro, o corpo seguiu para a terra natal do sacerdote, em Almofala, Castro Daire.
Morreu o padre João Braz
8 de Janeiro, 2020
O padre João Braz, que foi pároco durante duas décadas no Landal, A-dos-Francos, Carvalhal Benfeito e Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, faleceu na noite de 30 de dezembro, em Lisboa, aos 58 anos, por motivo de doença oncológica.
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Entrevistas a José Afonso em livro
O Café Central, nas Caldas da Rainha, é palco da apresentação do livro “Semeador de Palavras” – entrevistas a José Afonso - por Guadalupe Portelinha e José Rodrigues.
Almoço de Convívio de Natal
O Município de Caldas da Rainha realiza nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 11h00, na Expoeste, o Almoço de Convívio de Natal destinado aos utentes do Cartão Municipal do Idoso.
Bazar à Noite na Garagem do Montepio em edição natalícia
O Bazar à Noite em edição natalícia aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, na Garagem do Montepio,
e juntou vários projetos da cidade das Caldas da Rainha.
0 Comentários