Q

Previsão do tempo

7° C
  • Tuesday 9° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
7° C
  • Tuesday 9° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
7° C
  • Tuesday 9° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C

Caldenses envolvidos no lançamento do disco em vinil “Teenagers from Outer Space Comeback”.

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Manuel Simões, que fez parte da associação cultural 062, sediada nas Caldas da Rainha, e que em 2011 organizou concertos no Centro de Juventude, está agora envolvido como artista e também como promotor de um disco em vinil intitulado “Teenagers from Outer Space Comeback”.
Teenagers from Outer Space Comeback” é uma sentida homenagem ao trabalho musical de Elsa Pires, que faleceu em 2002

O disco foi editado pela editora Skud & Smarty Records, de Castelo Branco, e dele fazem parte 19 artistas e bandas que homenageiam uma editora lisboeta dos anos 90 – a Bee Keeper – e a sua mentora – Elsa Pires, que faleceu em 2002. Segundo Manuel Simões, “a Elsa fez lançamentos importantes de várias bandas nessa década, entre elas algumas das Caldas, nos formatos cassete, vinil e CD”. Neste disco foram compostas e gravadas novas canções por músicos que passaram pela edição da Bee Keeper e que agora tocam noutros projetos e que arrancaram a sua carreira musical na editora de Lisboa. Outros já não tocam, mas mesmo assim quiseram prestar o seu tributo a Elsa. Das Caldas da Rainha participam João Paulo Feliciano (hoje um artista plástico de renome), Octávio Nunes (advogado na cidade e hoje também faz parte da banda Democrash), com o projeto Important People, o casal Helena Veludo & Gonçalo L. Santos (que integraram os Yolk) e Manuel Simões (fez parte dos Plasticine e hoje toca nos Norton). “Por esta cidade ter uma parte importante nesta história”, Manuel Simões quis promover “Teenagers from Outer Space Comeback” no JORNAL DAS CALDAS. “Quando se fala da cena musical alternativa e independente portuguesa dos anos 90, a Bee Keeper é uma das mais genuínas referências”, disse Manuel Simões, recordando que foi a partir de um sótão em Lisboa que Elsa Pires criou um veículo de expressão para levar a música de que gostava o mais longe possível. “A maior parte das bandas que editou deu os primeiros passos no catálogo da colmeia. Sempre movida pela estética Do It Yourself, ela dizia que não importava como as canções eram registadas, mas sim a sua essência. As obras que lançou conquistaram muitas pessoas também pelo toque pessoal e manual que tornava cada exemplar numa peça única”, refere. “Teenagers from Outer Space Comeback” é uma sentida homenagem por todo o trabalho que a Elsa desenvolveu. “E um disco de uma família que não se reunia há muito tempo”, sublinha Manuel Simões. A Skud & Smarty Records desafiou algumas das bandas e músicos que pertenceram às várias edições da Bee Keeper, como Jaguar, Radioactive Man, Pinhead Society, Alien Picnic, Plasticine, More República Masónica, Toast ou Yolk, para celebrarem a ocasião com temas inéditos, gravados em casa, da forma mais simples possível. Os escoceses Pastels e os norte-americanos Tullycraft, que pertenciam ao universo da Elsa, também aceitaram o convite e contribuíram para esta compilação especial, exclusivamente em vinil vermelho e limitada a 300 exemplares, em homenagem ao “Teenagers from Outer Space” original editado em 1996. As ilustrações da capa e o artwork são da autoria de Liliana Graça. A masterização do disco coube a Rafael Toral.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Seniores masculinos do Sporting das Caldas com dupla vitória

O Sporting Clube das Caldas (SCC) recebeu o Clube Kairós, dos Açores, em jogo atrasado da terceira jornada da segunda fase, série A2, do campeonato nacional, e venceu com alguma naturalidade a equipa açoriana, apesar de ter perdido o segundo set.

voleibol

Sérgio Leandro dirige Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Sérgio Leandro vai tomar posse como diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) nesta quarta-feira, pelas 15h00, em Peniche, sucedendo a Paulo Almeida. A cerimónia contará com a presença do ministro do mar, Ricardo Serrão Santos.

sergio