Este grupo, chamado Grupo Comunitário do Brincar, reúne sempre no mesmo dia, horário e local definido pelos Guardiões do grupo e dá tempo e espaço para as crianças brincarem ao ar livre, sem guião ou atividades Os Guardiões do Brincar procuram novos voluntários na cidade. “Decidi ser Guardiã porque gosto de crianças e noto que cada vez mais se encontram “presas” às tecnologias, brincam e socializam cada vez menos entre os pares”, explica Joana Petronilho, Guardiã do Brincar. André Coelho é também Guardião do Brincar porque brincou muito na rua quando era criança. “Apercebo-me que a minha filha e as outras crianças não brincam na rua e têm pouco tempo em que podem brincar livremente, ao ar livre. Quero-lhes devolver essa possibilidade, numa era de urbanização e tecnologias”, manifesta. Para se ser Guardião do Brincar é necessário cumprir alguns requisitos essenciais: Duas horas livres por semana; vontade de proporcionar memórias felizes às crianças do bairro através do brincar; acreditar que brincar de rua é sinónimo de crianças mais ativas, com menos tempo de ecrãs e relações de vizinhança mais fortes; ter mais de 18 anos; acima de tudo, gostar de brincar. É necessário ainda que o voluntário entregue o seu registo criminal – para assegurar a sua idoneidade e a segurança do grupo – e tenha disponibilidade dia 15 fevereiro para um dia intenso de formação. O programa, promovido pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, cofinanciado pelo POI SE, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children, pretende criar novos Grupos Comunitários do Brincar nesta localização. A inscrição para Guardião do Brincar nas Caldas da Rainha pode ser feita em www.brincarderua.pt.
Procuram-se Guardiões do Brincar

Últimas
Artigos Relacionados
Oficina de banda desenhada
No âmbito do Encontro de Artes e Banda Desenhada Jorge Machado-Dias, com organização da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e Associação Tentáculo, vai realizar-se, no dia 22 de fevereiro, das 14h00 às 17h00, na Biblioteca das Caldas, uma oficina de BD com a presença do autor Hugo Teixeira.
Serafim Silva é o candidato do PSD à Câmara da Nazaré
No seguimento da reunião da Comissão Política Nacional do PSD realizada no dia 11 de fevereiro, foi anunciado que para a Câmara da Nazaré foi aprovado como candidato Serafim Silva, empresário do ramo hoteleiro naquele concelho.
Apresentação do livro ”Gotas no charco”
No dia 22 de fevereiro, às 15h30, realiza-se no Prontos Impact Village, nas Caldas da Rainha, uma conversa a partir do livro “Gotas no charco”, de Mafalda Ribeiro, com a autora, o psicólogo Francisco Chaves e a empreendedora social Fernanda Freitas.
0 Comentários