Este grupo, chamado Grupo Comunitário do Brincar, reúne sempre no mesmo dia, horário e local definido pelos Guardiões do grupo e dá tempo e espaço para as crianças brincarem ao ar livre, sem guião ou atividades Os Guardiões do Brincar procuram novos voluntários na cidade. “Decidi ser Guardiã porque gosto de crianças e noto que cada vez mais se encontram “presas” às tecnologias, brincam e socializam cada vez menos entre os pares”, explica Joana Petronilho, Guardiã do Brincar. André Coelho é também Guardião do Brincar porque brincou muito na rua quando era criança. “Apercebo-me que a minha filha e as outras crianças não brincam na rua e têm pouco tempo em que podem brincar livremente, ao ar livre. Quero-lhes devolver essa possibilidade, numa era de urbanização e tecnologias”, manifesta. Para se ser Guardião do Brincar é necessário cumprir alguns requisitos essenciais: Duas horas livres por semana; vontade de proporcionar memórias felizes às crianças do bairro através do brincar; acreditar que brincar de rua é sinónimo de crianças mais ativas, com menos tempo de ecrãs e relações de vizinhança mais fortes; ter mais de 18 anos; acima de tudo, gostar de brincar. É necessário ainda que o voluntário entregue o seu registo criminal – para assegurar a sua idoneidade e a segurança do grupo – e tenha disponibilidade dia 15 fevereiro para um dia intenso de formação. O programa, promovido pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, cofinanciado pelo POI SE, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children, pretende criar novos Grupos Comunitários do Brincar nesta localização. A inscrição para Guardião do Brincar nas Caldas da Rainha pode ser feita em www.brincarderua.pt.
Procuram-se Guardiões do Brincar
Últimas
Artigos Relacionados
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Curso Técnico de Pastelaria/Padaria (nível IV) é novidade no próximo ano letivoA Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) está a preparar o próximo ano letivo com o grande objetivo de responder aosdesafios do desenvolvimento económico, social e ambiental em...
Simulacro de acidente rodoviário
Um exercício realizado em ambiente real, perante uma situação de acidente rodoviário, com multivítimas, que visou assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego de meios e recursos de proteção e socorro, foi realizado no dia 4 de junho, no nó da A19/IC9 com o IC2, na localidade de Chão da Feira, Porto de Mós, com o envolvimento de várias forças de segurança e entidades do distrito de Leiria.
Protocolo para promover a atividade física
O Município de Caldas da Rainha e Portugal Activo|AGAP assinaram um protocolo de cooperação que visa promover a atividade física em Caldas da Rainha.
0 Comentários