Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
17° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Vaivém Oceanário atraiu 1830 alunos ao Parque D.Carlos I

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de mil e oitocentos alunos do pré-escolar ao secundário visitaram o camião gigante do Vaivém Oceanário, que recria o ecossistema do planeta com 238 mil espécies marinhas. O equipamento, que esteve estacionado entre os dias 9 e 15 de dezembro, no parque das bicicletas do Parque D.Carlos I, em Caldas da Rainha, já percorreu 234 municípios do país.
A iniciativa esteve instalada no Parque D. Carlos I

Este projeto de sensibilização ambiental itinerante do Oceanário de Lisboa, que viaja por Portugal desde 2005, é “uma das iniciativas mais ambiciosas do Oceanário”. Além de dar a conhecer o impacto dos oceanos no dia-a-dia, a quem não tem possibilidade de ir a Lisboa, o Vaivém “também ajuda a perceber como é que o ser humano pode contribuir para a sua conservação através da alteração de comportamentos”. Neste momento, segundo o coordenador das ações, Pedro Moreira, o Vaivém “está focado na questão de como combater uma das maiores ameaças que o oceano enfrenta, o plástico, e como tal, tentamos ao máximo sensibilizar o público mais jovem, para que eles possam sensibilizar os mais velhos”. Assim, “não há desculpas para que ninguém possa estar consciencializado”. O Vaivém Oceanário viaja por Portugal e já visitou 234 municípios de todos os distritos do país, incluindo regiões autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a mais de 286 mil participantes, o que é “um marco impressionante”. Ao entrar no Vaivém, os alunos bem como o público em geral, têm oportunidade de embarcar durante uma hora “numa viagem à volta do mundo”. Nessa descoberta ficam a conhecer alguns ecossistemas, que “infelizmente estão bastante ameaçados, mas que são a residência de mais de 238 mil espécies marinhas”. Posteriormente, os alunos e o público geral têm a oportunidade de aprender “algumas coisas sobre o Oceanário” e ainda como agir para combater este problema, através de conselhos práticos para redesenharem a sua relação com o plástico. No caso das Caldas, o Vaivém Oceanário foi “um dos que mais alunos recebeu este ano”, cerca de 1830. Esse número, segundo Pedro Moreira, é “bastante significativo não só para nós, mas também para o município”. A iniciativa, que era gratuita, também proporcionou um workshop para professores e educadores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“A água é o elemento essencial para o desenvolvimento desta cidade”

A conferência sobre “Turismo e Termalismo”, organizada pela concelhia do PSD das Caldas da Rainha, que decorreu no passado dia 25, no café concerto do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, deu início a um ciclo de eventos de debate em torno das questões mais relevantes para o concelho.

psd

Feira das Traquitanas

A Associação Nova Versão, com sede na cidade das Caldas da Rainha, realizou no passado sábado a 1ª Feira de Traquitanas, na Rua Dr. Leão Azedo.

feira

Orquestra Ligeira do Exército deu concerto

Inserido nas comemorações do 42º aniversário da Escola de Sargentos do Exército (ESE), sediada nas Caldas da Rainha, decorreu na noite da passada sexta-feira, na Praça 25 de Abril, um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

orquestra