Gravado em finais de setembro, o episódio nas Caldas foi emitido no passado domingo, tendo suscitado grande interesse e curiosidade de quem conhece o espaço. A produção do programa anunciou que Ljubomir Stanisic encontrou o proprietário, Paulo Carlos (conhecido pela alcunha Firmino), “afundado em dívidas e sem saber o que fazer com o seu restaurante”. Neste desafio, o chef ia tentar ajudar a microequipa do Solmar Canas, composta pela cozinheira Ana, a ajudante de cozinha Larysa e o empregado de sala Rafael. Um dos cenários a resolver dizia respeito “à comunicação pouco fluída entre o staff, o que prejudica e muito o serviço do estabelecimento”. A equipa falou dos problemas que sentia no trabalho. O chef visitou as instalações da cozinha e, segundo a produção, “para além de detetar uma grande falta de limpeza, deparou-se com alguns produtos fora de prazo”, chegando até a observar a reação de uma cliente ao prato de iscas que tinha à mesa e decidido intervir. Mas o principal obstáculo eram as contas por pagar. “Estou cheio de dívidas, não tenho ordenado e vivo à conta do pai”, contou o proprietário, que na emissão confessou ter “mais de 70 mil euros de dívidas”. Ljubomir Stanisic entrou em ação apresentando soluções: Diminuir ao mínimo o menu, para trabalhar com quantidades mais pequenas de produtos, sem tê-los acumulados no frigorífico. Reformular a ementa, ajustando preços, foi o passo dado. “Tens um problema financeiro. Não tens noção do que gastas”, alertou o chef ao proprietário, apontando que tal se devia à “falta de organização”. Tal como acontece em todas as emissões do programa, o cenário mostrado vai do inferno ao céu, ou seja, do ruim até à fase em que, após a reinauguração do estabelecimento com as alterações introduzidas pelo chef, tudo melhora. Resta saber se houve exageros na preparação do programa ou se de facto tudo o que foi relatado de mau existia antes. E também como está o estabelecimento a funcionar desde então e a reação dos clientes à emissão do passado domingo. Os primeiros comentários nas redes sociais têm elogiado a humildade de Paulo Carlos e a qualidade do restaurante. O proprietário disse que não foi ele quem se candidatou ao programa e que foi a produtora de “Pesadelo na Cozinha” que lhe lançou o repto para participar após ter feito uma pesquisa no mercado. Paulo Carlos acusa, no entanto, a produção de ter exagerado situações no restaurante, em relação à comida estragada e à falta de higiene, que garante não terem existido. O espaço foi redecorado, ficando mais bonito e funcional, mas nem todas as alterações de Ljubomir Stanisic se mantiveram, como o número reduzido de pratos na carta, que também não tinha menu diário, o que o proprietário não aceitou. Antigo funcionário da casa, onde foi cozinheiro entre 2002 e 2005, Paulo Carlos, de 45 anos, natural de Lisboa, passou por outros locais de restauração na região até se tornar proprietário do Solmar Canas em 2012. A herança do nome do estabelecimento, muito procurado, era pesada, mas nos primeiros anos continuou a cativar o interesse da clientela, sobretudo devido aos pratos de marisco. O espaço mal organizado, a falta de pessoal, a relação atribulada com a cozinheira que passava da cozinha para a sala, o tempo de espera e as dívidas, que fora do programa o proprietário disse atingirem os 90 mil euros, ditaram a fase menos positiva do estabelecimento, que agora se espera entre no rumo certo.
Solmar Canas submeteu-se ao “Pesadelo na Cozinha”

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