Q

Apresentação de livro sobre os Bóeres em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 7 de dezembro, pelas 16h00, terá lugar no Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, a apresentação da obra “No Tempo dos Bóeres em Portugal. Caldas da Rainha, Alcobaça, Peniche, Tomar, Abrantes e S. Julião da Barra”, da autoria de Fleming de Oliveira.
Peniche acolheu 368 bóeres que ficaram internados na Fortaleza, entre 1901 e 1902

No dia 7 de dezembro, pelas 16h00, terá lugar no Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, a apresentação da obra “No Tempo dos Bóeres em Portugal. Caldas da Rainha, Alcobaça, Peniche, Tomar, Abrantes e S. Julião da Barra”, da autoria de Fleming de Oliveira.

Neste livro, editado pela Hora de Ler, é descrita a passagem por Portugal, entre 1901 e 1902, de um contingente de refugiados bóeres, resultantes da 2ª Guerra Anglo-Bóer (1899-1902) que à época decorria na região do Transval, na África do Sul. Durante este período a então vila de Peniche acolheu 368 bóeres que ficaram internados na Fortaleza, e noutros locais da povoação. Os refugiados bóeres estavam autorizados a andar livremente pela península e, em algumas ocasiões especiais, podiam deslocar-se ao exterior. Os tempos livres eram ocupados com caminhadas, eventos desportivos, associações de debate e troca de correspondência. Alguns bóeres trabalharam na construção civil e agricultura. Estas e outras histórias são contadas nesta obra cuja apresentação estará a cargo do editor Carlos Fernandes. O autor, Fernando José Ferreira Fleming de Oliveira, nasceu no Porto, em 22 de fevereiro de 1945. Licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 15 de novembro de 1969. Foi delegado do Procurador da República em várias comarcas. Vive e trabalha em Alcobaça como advogado, desde 1974. Foi eleito, em listas do PSD, vice-presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, deputado municipal e deputado na Assembleia da República. Colabora regularmente em jornais e revistas, realiza palestras e conferências sobre temas históricos e faz crítica literária. Esta sessão conta com a organização do Município de Peniche e da Direção-Geral do Património Cultural.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Radar na Avenida João Fragoso

A PSP informou que vai realizar operações de controlo de velocidade com radar no 7 de março, entre as 14h00 e as 17h00, na Avenida João Fragoso (entre a rotunda do E. Leclerc e a rotunda para o Bairro das Morenas), nas Caldas da Rainha.

Polícias agredidos

Dois agentes da PSP da Nazaré foram agredidos nas últimas semanas, tendo sofrido ferimentos que os levaram a ter de receber assistência hospitalar.

Ondulação junto à aberta da Foz surpreendeu jovens

Uma jovem de 24 anos, de nacionalidade francesa, foi apanhada pela ondulação na Foz do Arelho, quando se encontrava próximo da zona da aberta, sofrendo um pré-afogamento, de que foi salva por um casal de ingleses que se encontrava na praia.

onda