Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
19° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
20° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C

Vereadores do PS queriam que a Câmara devolvesse mais dinheiro do IRS aos munícipes

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deliberou aprovar uma devolução aos munícipes de 2,00% e consequentemente receber 3,00% no IRS (Imposto Sobre o Rendimento Singular), dos sujeitos passivos, relativamente aos rendimentos do ano de 2020, que incidirá sobre a respectiva colecta líquida das deduções. A deliberação foi tomada por maioria do executivo municipal com cinco votos a favor (PSD) e dois votos contra (PS).

Os vereadores socialistas contestaram a manutenção da participação variável do município no IRS, sustentando que o orçamento da Câmara para 2020 conhece um crescimento da sua receita total em mais de 2,8 milhões de euros face a 2019, que se explica pela previsão de subida dos impostos — tanto diretos como indiretos, em especial o Imposto Municipal de Transações (IMT), que sobe 872.340 euros— e pelo aumento das Transferências Correntes de 1.770.633 euros— fruto da transferência de competências no âmbito do processo de descentralização. Por outro lado, fizeram notar, “o senhor presidente da Câmara reiteradamente afiança que a Câmara goza de uma boa saúde financeira”. Deste modo, os autarcas do PS entendem que “não só se mantém pertinente como se encontram reforçadas as condições que sustentaram a proposta apresentada em 2017 e renovada em 2018 no sentido de a Câmara aliviar os impostos pagos pelos cidadãos caldenses”, razão pela qual voltaram a propor, para o ano de 2020, uma descida de 0,50% no IRS, ou seja, o Município ficaria com 2,50% a seu favor e devolveria 2,5% aos munícipes. Tratar-se-ia da “exata repartição que existia até ao final de 2013, altura em que foi aumentado o IRS, naquela que foi uma das primeiras medidas tomadas pelo então recentemente empossado presidente da Câmara, dr. Tinta Ferreira”. Segundo os socialistas, a medida teria um impacto na receita do Município para 2020 em cerca de 205 mil euros, “um valor absolutamente marginal no cômputo da receita global, perfeitamente acomodável do ponto de vista orçamental, e um alívio da tributação sobre os rendimentos das pessoas”. “A rejeição da nossa proposta de baixar os impostos aos caldenses é, pois, uma opção puramente ideológica da maioria do PSD, contraditória com o seu discurso e narrativa política constantemente repetida sobre os baixos impostos praticados pelo Município, sem correspondência com a efetiva prática política”, manifestaram. O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, respondeu que “somos dos municípios com o maior índice de devolução fiscal na Região Oeste, pelo que não podemos, para já, baixar muito mais os impostos municipais”. “Além disso, existem algumas forças políticas que defendem que esta redução beneficia pessoas com rendimentos médios e altos, pelo que a proposta que fazemos é equilibrada entre as forças politicas que defendem um aumento desta devolução no IRS (PS) e os partidos que defendem a sua redução (CDS e CDU)”, adiantou. “Caso se continue a verificar no futuro, um crescimento ou manutenção da receita do IMT ou um crescimento da receita do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), poderá ser reavaliada esta posição nos anos seguintes, no sentido de devolver mais IRS aos nossos concidadãos”, garantiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Formação desportiva

O Auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos, é palco, no dia 31 de maio, da 2.ª edição da Formação Desporto Óbidos+Ativo, uma iniciativa que reúne treinadores, especialistas e agentes do setor desportivo para uma tarde de partilha de conhecimento e atualização profissional.

Óbidos Vila Gaming reúne especialistas dos videojogos

A vila de Óbidos recebe, de 7 a 11 de maio, a terceira edição do Óbidos Vila Gaming. O evento, que tem vindo a afirmar-se como um dos mais relevantes do panorama nacional na área da cultura digital, assume-se, nesta edição, como uma plataforma de encontro intergeracional, de educação tecnológica e de celebração da criatividade, numa partilha com todos os que procurem aprofundar mais os seus conhecimentos neste setor ou que queiram divertir-se em família ou com amigos.

gaming

CDU anuncia primeiros candidatos em Peniche

João Neves à Câmara Municipal de Peniche, Clara Abrantes à Assembleia Municipal, Alexandre Mendes à freguesia de Peniche e Jorge Amador à freguesia da Serra D`El-Rei, são os primeiros candidatos anunciados pela CDU naquele concelho.

Neves