Mais de dois séculos depois, esta viagem ganha forma de livro e o seu autor, Willians Costa, ruma do Estado de Paraná, onde reside, no Sudoeste do Brasil, até Portugal, tendo como destino a vila de Serra d´El Rei e o porto de Peniche, para dar a conhecer a sua obra. Para além do escritor, a delegação brasileira incluiu ainda o deputado estadual Wilmar Reichembach e respetivas esposas, comitiva que foi recebida pelo executivo da Junta de Freguesia de Serra d´El Rei. Jorge Amador, presidente da Junta de Freguesia, recebeu o escritor e respetiva comitiva no Fórum/Museu da vila, numa visita guiada por este equipamento cultural, tendo o autarca destacado os principais episódios históricos e culturais desta freguesia. Nesta visita, Jorge Amador mostrou-se “bastante surpreendido e satisfeito por saber que este território serviu de inspiração para um romance que liga o concelho de Peniche e o Brasil, numa viagem que une estes dois povos fortemente ligados ao longo de mais de cinco séculos de história”, afirmou o autarca. Por sua vez, Willians Costa mostrou-se emocionado por estar na vila que o inspirou para a história do seu romance, “A Caravela”, uma obra que levou 10 anos a escrever, mas que acaba de ser lançada no Brasil e em Portugal. “Dedico esta obra ao povo brasileiro, mas também a esta nação irmã, Portugal, um povo que, outrora, na era dos descobrimentos, com bravura e coragem, se aventurou a navegar em mares desconhecidos e a desbravar novos mundos”, afirmou o escritor. A história assenta numa longa viagem de uma caravela portuguesa que zarpa de águas de Peniche rumo ao Brasil, transportando homens com sonhos e esperança em busca de uma vida melhor. A viagem tem início em 1814, numa aventura que irá levar até ao Brasil o personagem principal, um jovem de 17 anos de idade, Guilherme, filho de uma família de agricultores residentes na localidade de Serra d´El Rei e que, face à pobreza e dificuldades da época, decide navegar em águas de sonhos e esperança em busca de um lugar de futuro, uma terra de oportunidades, o Brasil. Para além de um romance com uma história de ficção, o autor refere ainda que a obra é também “uma viagem que remete o leitor para uma analogia entre a “vida humana” e a “caravela” que navega em busca dos maiores tesouros que o ser humano pode conquistar”. Em preparação está já uma segunda publicação, com a continuidade desta aventura, numa viagem que faz história e une os mares e as terras de Peniche aos mares navegados por Pedro Álvares Cabral em 1500.
Romance “A Caravela” apresentado na Serra d´El Rei
20 de Novembro, 2019
No Dia Nacional do Mar, 16 de novembro, a vila de Serra d´El Rei recebeu a visita do escritor brasileiro Willians Rafael Costa, autor do livro “A Caravela – navegando seus próprios mares”, uma obra recentemente lançada no Brasil e que evoca uma viagem entre o porto de Peniche e o Brasil. A personagem principal “Guilherme” é um jovem natural da localidade de Serra d´El Rei e que parte numa caravela rumo à “terra das oportunidades”, o Brasil, no ano de 1814.

Sessão no Dia Nacional do Mar
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos
Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.
Homem esfaqueado em festa
Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.
Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC
“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
0 Comentários