Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 11° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C
11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Refeições no Restaurante Pedagógico divulgam produtos de origem portuguesa

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Restaurante Pedagógico Ferreira da Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), está a desenvolver no ano letivo em curso o projeto POP – Produtos de Origem Portuguesa, com os alunos a criarem refeições degustadas pelo público sobre regiões de Portugal continental e ilhas.
O chef Luís Tarenta e o diretor Daniel Pinto com as ex-alunas Beatriz Delgado e Carina Correia

Depois do arranque com os Açores e Madeira no dia 24 de outubro, foi a vez de Algarve e Alentejo no dia 7 de novembro. Segundo o diretor da EHTO, Daniel Pinto, trata-se de “um trabalho de abertura à comunidade e também de promoção e divulgação do património e cultural das regiões de Portugal, incentivando todos em geral para as oportunidades do setor do turismo e hotelaria”. A refeição dedicada ao Algarve e Alentejo teve como entradas pezinhos de coentrada, cenoura algarvia e carne à alentejana. Os pratos principais foram açorda alentejana e cataplana de peixe (com pregado, linguado, raia, robalo e tamboril). Antes da sobremesa foi servido doce de abóbora com raspas de laranja, passas e amêndoas, acompanhados de queijo de ovelha de Nisa. O último prato foi bolo de alfarroba com laranja do Algarve. Foram servidos os vinhos Branco Cartuxa, Tinto Cartuxa e Branco Late Harvest (colheita tardia) Esporão. No cocktail prévio à refeição os alunos Fábio Leandro, de 17 anos, de Caldas da Rainha, e André Pedro, de 24 anos, de Alpiarça, do 3º ano do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, prepararam duas bebidas – à primeira deram o nome de “Flor de Amendoeira”, na qual incluíram aguardente de medronho, xarope de amêndoa caseiro (feito na EHTO) e sumo de lima (na vertente com álcool). O bordo do copo era preenchido com amêndoa torrada. A segunda bebida, sem álcool, continha sumo de laranja do Algarve, xarope de amêndoa caseira e zest de lima. Prepararam a refeição, com o custo de doze euros e meio, os alunos do 3º ano dos cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas – Manuel Barido, de 17 anos, das Caldas da Rainha, Leonardo Costa, de 20 anos, da Serra d’El Rei/Peniche, Oleksiy Boreyko, de 18 anos, da Benedita, Ricardo Nascimento, de 18 anos, de São Martinho do Porto, e André Pedro, de 24 anos, de Alpiarça. Entre o público destacou-se a presença de duas ex-alunas da EHTO – Beatriz Delgado, de 19 anos, de Alfeizerão, e Carina Correia, de 18 anos, de Beja. Ambas do Curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, após concluída a formação foram trabalhar para o Hotel Areias do Seixo, em Torres Vedras. A primeira como chefe de partida (responsável de uma determinada área da produção) e a segunda como chefe de secção na área da cozinha. Beatriz ingressou entretanto na Força Aérea. A próxima sessão do projeto POP acontecerá a 28 de novembro e é dedicada à Estremadura e Ribatejo, seguindo-se a 5 de dezembro a Beira Litoral e a 12 de dezembro o Minho e Trás-os-Montes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colisão entre dois carros mata duas mulheres e fere outra

Mãe e filha morreram e outra mulher sofreu ferimentos ligeiros num choque frontal entre dois carros, na manhã deste domingo, na estrada onde se localiza a central fruteira Frutalvor, junto ao cruzamento para os Infantes, nas Caldas da Rainha.

acidente

Voleibol feminino de Óbidos em jogo treino

As equipas femininas de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levaram a cabo um jogo treino, na passada quarta-feira, em Óbidos, no Pavilhão Municipal, contra o Sport Operário Marinhense, da Marinha Grande.

voleibol