Destinada a professores, educadores de infância, psicólogos, outros técnicos especializados das escolas, técnicos de ação social e comunidade em geral, a conferência reuniu a audiência e um painel de oradores de referência em torno do desígnio que é o sucesso educativo, provendo conhecimentos técnico-científicos atualizados sobre o envolvimento da comunidade na promoção do sucesso educativo e aprofundando o envolvimento dos diversos setores sociais neste propósito. Começando com uma palestra sobre “Futuro e o Estado da Educação”, proferida pela presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Emília Santos, seguiu-se uma abordagem do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, pelo coordenador do Grupo de Trabalho que elaborou o documento com o mesmo título e atual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins. A equipa de professores do ISPA apresentou os conhecimentos científicos mais relevantes na atualidade para a intervenção na promoção do sucesso educativo: “Abordagem Comunitária”, José Ornelas; “Estratégia de Suporte Parental”, Maria João Vargas Moniz; “Pela Educação é que Vamos”, José Morgado; “Educação Pré-Escolar de Qualidade”, Lourdes Mata; “Novos Contributos em Leitura e Escrita”, Liliana Salvador. Tânia Gaspar, da Equipa Aventura Social, que tem vindo a desenvolver diversas investigações no domínio da promoção da saúde e comportamento social dos jovens, conferenciou sobre “Participação dos Jovens e Sucesso Educativo”; e Anabela Carvalho, do Colégio de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre “Novas Lideranças Colaborativas para a Integração de Políticas e Práticas Educativas”. Fabíola Jael Cardoso veio dos Açores apresentar o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação, cuja Comissão Coordenadora integra, e no âmbito do qual foi desenvolvida, no ano letivo 2016/2017, a primeira intervenção piloto do Projeto de Intervenção Comunitária para a Promoção do Sucesso Educativo, que Peniche implementou em 2018/2019. Bruno Macedo, do Programa Gulbenkian Conhecimento, apresentou as Academias Gulbenkian Conhecimento, uma medida de apoio da Fundação Calouste Gulbenkian a projetos que se propõem potenciar competências em crianças e jovens até aos 25 anos, com o objetivo de os preparar para um futuro em mudança. As professoras Liliana Pinheiro, da Escola Básica Integrada de Lagoa (Açores), e Vera Santos, do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, falaram sobre a experiência do método do Compromisso para o Sucesso Educativo nas suas comunidades escolares. Um painel de representantes de várias entidades da comunidade abordou o papel e os desafios das suas instituições na promoção do sucesso educativo: Maria Suzete Dias, Segurança Social – Serviço Local de Atendimento de Peniche; Cláudia Tonelo, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Peniche; Manuel Luís e Verónica Sousa, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde; Gina Mendes e Susana Tomé, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento de Escolas de Peniche.
Conferência “Parcerias para a Promoção do Sucesso Educativo”
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