Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
São Martinho do Porto

Estação de Tratamento de Efluentes de Suinicultura abandonada há mais de dez anos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Estação de Tratamento de Efluentes de Suinicultura (ETES) de São Martinho do Porto está há mais de dez anos para entrar em funcionamento, depois de terem sido gastos vários milhões de euros, mas a sua construção nunca ficou concluída e a obra, apontada como fundamental para evitar descargas nas linhas de água ou em terrenos a céu aberto, está sem utilidade e abandonada.
Equipamento nunca chegou a funcionar

A junta de freguesia de São Martinho do Porto, que foi recentemente confrontada com queixas da população sobre maus cheiros alegadamente oriundos do espalhamento de resíduos de uma pecuária da freguesia vizinha de Alfeizerão em terrenos de uma quinta à entrada da vila, considera que “se a ETES estivesse a funcionar não se colocaria este problema, porque os resíduos poderiam ser transportados para aqui”, indicou Joaquim Clérigo, presidente da autarquia.

O autarca disse terem havido “descargas permanentes” ao longo de uma semana, levando-o a relatar o caso a vários organismos estatais e regionais. “Não sei se é ilegal, mas não devia ser permitido devido ao cheiro dentro da vila”, manifestou, afirmando que a situação está a “prejudicar o turismo”.

“Estamos autorizados e após o espalhamento pelas cisternas o terreno é revolvido com um trator e não há mau cheiro. É um falso argumento para acabar com a agricultura em São Martinho do Porto”, contrapôs um responsável da quinta onde centenas de milhares de litros de resíduos foram depositados.

A ETES de São Martinho do Porto, num investimento de 4.6 milhões de euros, com fundos europeus, é da responsabilidade da Trevo Oeste, participada por capitais públicos pela Águas de Portugal, Comunidade Intermunicipal do Oeste e seis câmaras municipais.

Contatadas algumas destas entidades envolvidas, disseram que o processo aguarda medidas da tutela governativa, ninguém se responsabilizando pelo facto de a obra não estar a funcionar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista