Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 27° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 29° C

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste acolheu Concurso Jovem Talento da Gastronomia

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) acolheu, pelo segundo ano consecutivo, a Etapa Regional Centro do Concurso Jovem Talento da Gastronomia, que se realizou nos dias 30 e 31 de outubro, prestando assim um forte contributo para a formação e desenvolvimento dos futuros profissionais de Cozinha, Pastelaria, Sala e Bar em Portugal.
O chefe Tarenta com o aluno Henrique Vitorino, na prova Cozinha com Polvo Nacional Brasmar

“Foi uma oportunidade excecional para os alunos da Escola do Oeste, que tiveram a possibilidade de participar, assistir e interagir em diversas ações práticas e demonstrativas num ambiente com cerca de 40 alunos especialmente selecionados por diversas escolas da região”, disse o diretor da EHTO, Daniel Pinto.

O Concurso “Jovem Talento da Gastronomia” é um movimento com mais de 10 anos que eleva e promove os novos valores nacionais, numa organização a nível nacional, com três etapas regionais – Sul, Norte e Centro – coordenada pela empresa Edições do Gosto, uma referência no setor que organiza o importante evento CCA – Chefe Cozinheiro do Ano há mais de 30 anos. Formação e conhecimento são os ingredientes essenciais para o sucesso desta iniciativa. Num ano movimentam-se mais de 200 concorrentes, cerca de três dezenas de jurados e tem impacto sobre milhares de estudantes.

De acordo com o diretor da EHTO, os concursos regionais são a “oportunidade para agregar as escolas, os alunos e os concorrentes, tal como os formadores e marcas que assistem aos eventos e às ações de formação”. A final nacional será este ano em Fátima.

“O Concurso Jovem Talento da Gastronomia é uma montra anual de talentos na restauração, um lugar de oportunidades que se posiciona como obrigatório a quem procure um futuro profissional mais promissor. É um lugar de encontro e preparação para o futuro da gastronomia de Portugal”, apontou este responsável.

A iniciativa consta de um conjunto de provas técnicas com vista a celebrar a força da gastronomia portuguesa e de como o futuro está nas mãos de jovens que se preparam com conhecimento e técnica para desempenhar um papel de relevo. O evento assenta na divulgação junto das cerca de 100 escolas de hotelaria, turismo e restauração em Portugal e um trabalho complementar de contato com antigos concorrentes, professores e divulgação em redes sociais. “É importante para gerar conexão direta com os profissionais do futuro na gastronomia em Portugal, celebrar a aprendizagem das profissões da gastronomia, apresentar casos práticos de sucesso em todas as áreas de intervenção do concurso com profissionais de reconhecido mérito a nível nacional e realizar ações de concurso e demonstrações de cozinha, pastelaria, bar e assuntos do serviço da mesa (todos os concursos têm o apoio de uma marca)”,explicou Daniel Pinto.

Sucesso dos ex-alunos da EHTO

Cláudio Rodrigues, ex-aluno da EHTO durante 4 anos nos cursos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Gestão e Produção de Pastelaria, venceu a prova de Pastelaria na Etapa Norte. Cláudio Rodrigues é atualmente subchefe de Pastelaria na Nougat Patisserie, em Paços de Ferreira, projeto empresarial dinamizado também pelo ex-aluno do curso de Gestão e Produção de Pastelaria da EHTO, Daniel Leal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

127 anos dos bombeiros festejados em cerimónia emotiva

A cerimónia do 127º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, realizada no passado domingo, foi bastante emotiva, pela passagem ao quadro de honra de dois bombeiros, pelas promoções, condecorações e louvores, pela transferência de testemunho do porta-estandarte, pela atribuição de patrono a duas viaturas, pelo elogio ao comandante de Pedrógão Grande, mas sobretudo por ter sido lembrada a morte de um bombeiro da corporação vizinha de Óbidos no maior incêndio ocorrido este ano nas Caldas da Rainha.

bombeiros1

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – Fábio Romano – 18 valores

Fábio Romano, de 33 anos, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, do curso de Gestão e Produção de Cozinha, foi o melhor aluno com uma classificação de 18 valores (correspondendo aos dois primeiros semestres. Encontra-se a aguardar a nota de estágio curricular, que irá ainda integrar esta média).

img 6552 2 fabio romano