Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste acolheu Concurso Jovem Talento da Gastronomia

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) acolheu, pelo segundo ano consecutivo, a Etapa Regional Centro do Concurso Jovem Talento da Gastronomia, que se realizou nos dias 30 e 31 de outubro, prestando assim um forte contributo para a formação e desenvolvimento dos futuros profissionais de Cozinha, Pastelaria, Sala e Bar em Portugal.
O chefe Tarenta com o aluno Henrique Vitorino, na prova Cozinha com Polvo Nacional Brasmar

“Foi uma oportunidade excecional para os alunos da Escola do Oeste, que tiveram a possibilidade de participar, assistir e interagir em diversas ações práticas e demonstrativas num ambiente com cerca de 40 alunos especialmente selecionados por diversas escolas da região”, disse o diretor da EHTO, Daniel Pinto.

O Concurso “Jovem Talento da Gastronomia” é um movimento com mais de 10 anos que eleva e promove os novos valores nacionais, numa organização a nível nacional, com três etapas regionais – Sul, Norte e Centro – coordenada pela empresa Edições do Gosto, uma referência no setor que organiza o importante evento CCA – Chefe Cozinheiro do Ano há mais de 30 anos. Formação e conhecimento são os ingredientes essenciais para o sucesso desta iniciativa. Num ano movimentam-se mais de 200 concorrentes, cerca de três dezenas de jurados e tem impacto sobre milhares de estudantes.

De acordo com o diretor da EHTO, os concursos regionais são a “oportunidade para agregar as escolas, os alunos e os concorrentes, tal como os formadores e marcas que assistem aos eventos e às ações de formação”. A final nacional será este ano em Fátima.

“O Concurso Jovem Talento da Gastronomia é uma montra anual de talentos na restauração, um lugar de oportunidades que se posiciona como obrigatório a quem procure um futuro profissional mais promissor. É um lugar de encontro e preparação para o futuro da gastronomia de Portugal”, apontou este responsável.

A iniciativa consta de um conjunto de provas técnicas com vista a celebrar a força da gastronomia portuguesa e de como o futuro está nas mãos de jovens que se preparam com conhecimento e técnica para desempenhar um papel de relevo. O evento assenta na divulgação junto das cerca de 100 escolas de hotelaria, turismo e restauração em Portugal e um trabalho complementar de contato com antigos concorrentes, professores e divulgação em redes sociais. “É importante para gerar conexão direta com os profissionais do futuro na gastronomia em Portugal, celebrar a aprendizagem das profissões da gastronomia, apresentar casos práticos de sucesso em todas as áreas de intervenção do concurso com profissionais de reconhecido mérito a nível nacional e realizar ações de concurso e demonstrações de cozinha, pastelaria, bar e assuntos do serviço da mesa (todos os concursos têm o apoio de uma marca)”,explicou Daniel Pinto.

Sucesso dos ex-alunos da EHTO

Cláudio Rodrigues, ex-aluno da EHTO durante 4 anos nos cursos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Gestão e Produção de Pastelaria, venceu a prova de Pastelaria na Etapa Norte. Cláudio Rodrigues é atualmente subchefe de Pastelaria na Nougat Patisserie, em Paços de Ferreira, projeto empresarial dinamizado também pelo ex-aluno do curso de Gestão e Produção de Pastelaria da EHTO, Daniel Leal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.