Q

Previsão do tempo

23° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste acolheu Concurso Jovem Talento da Gastronomia

Marlene Sousa
6 de Novembro, 2019
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) acolheu, pelo segundo ano consecutivo, a Etapa Regional Centro do Concurso Jovem Talento da Gastronomia, que se realizou nos dias 30 e 31 de outubro, prestando assim um forte contributo para a formação e desenvolvimento dos futuros profissionais de Cozinha, Pastelaria, Sala e Bar em Portugal.
O chefe Tarenta com o aluno Henrique Vitorino, na prova Cozinha com Polvo Nacional Brasmar

“Foi uma oportunidade excecional para os alunos da Escola do Oeste, que tiveram a possibilidade de participar, assistir e interagir em diversas ações práticas e demonstrativas num ambiente com cerca de 40 alunos especialmente selecionados por diversas escolas da região”, disse o diretor da EHTO, Daniel Pinto.

O Concurso “Jovem Talento da Gastronomia” é um movimento com mais de 10 anos que eleva e promove os novos valores nacionais, numa organização a nível nacional, com três etapas regionais – Sul, Norte e Centro – coordenada pela empresa Edições do Gosto, uma referência no setor que organiza o importante evento CCA – Chefe Cozinheiro do Ano há mais de 30 anos. Formação e conhecimento são os ingredientes essenciais para o sucesso desta iniciativa. Num ano movimentam-se mais de 200 concorrentes, cerca de três dezenas de jurados e tem impacto sobre milhares de estudantes.

De acordo com o diretor da EHTO, os concursos regionais são a “oportunidade para agregar as escolas, os alunos e os concorrentes, tal como os formadores e marcas que assistem aos eventos e às ações de formação”. A final nacional será este ano em Fátima.

“O Concurso Jovem Talento da Gastronomia é uma montra anual de talentos na restauração, um lugar de oportunidades que se posiciona como obrigatório a quem procure um futuro profissional mais promissor. É um lugar de encontro e preparação para o futuro da gastronomia de Portugal”, apontou este responsável.

A iniciativa consta de um conjunto de provas técnicas com vista a celebrar a força da gastronomia portuguesa e de como o futuro está nas mãos de jovens que se preparam com conhecimento e técnica para desempenhar um papel de relevo. O evento assenta na divulgação junto das cerca de 100 escolas de hotelaria, turismo e restauração em Portugal e um trabalho complementar de contato com antigos concorrentes, professores e divulgação em redes sociais. “É importante para gerar conexão direta com os profissionais do futuro na gastronomia em Portugal, celebrar a aprendizagem das profissões da gastronomia, apresentar casos práticos de sucesso em todas as áreas de intervenção do concurso com profissionais de reconhecido mérito a nível nacional e realizar ações de concurso e demonstrações de cozinha, pastelaria, bar e assuntos do serviço da mesa (todos os concursos têm o apoio de uma marca)”,explicou Daniel Pinto.

Sucesso dos ex-alunos da EHTO

Cláudio Rodrigues, ex-aluno da EHTO durante 4 anos nos cursos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Gestão e Produção de Pastelaria, venceu a prova de Pastelaria na Etapa Norte. Cláudio Rodrigues é atualmente subchefe de Pastelaria na Nougat Patisserie, em Paços de Ferreira, projeto empresarial dinamizado também pelo ex-aluno do curso de Gestão e Produção de Pastelaria da EHTO, Daniel Leal.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.

Concerto “Música e Monumentos”

O Largo da Igreja, no Bombarral, foi palco, na noite do passado sábado, do concerto “Música e Monumentos”, pela Banda de Música do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.

banda