“Foi uma oportunidade excecional para os alunos da Escola do Oeste, que tiveram a possibilidade de participar, assistir e interagir em diversas ações práticas e demonstrativas num ambiente com cerca de 40 alunos especialmente selecionados por diversas escolas da região”, disse o diretor da EHTO, Daniel Pinto.
O Concurso “Jovem Talento da Gastronomia” é um movimento com mais de 10 anos que eleva e promove os novos valores nacionais, numa organização a nível nacional, com três etapas regionais – Sul, Norte e Centro – coordenada pela empresa Edições do Gosto, uma referência no setor que organiza o importante evento CCA – Chefe Cozinheiro do Ano há mais de 30 anos. Formação e conhecimento são os ingredientes essenciais para o sucesso desta iniciativa. Num ano movimentam-se mais de 200 concorrentes, cerca de três dezenas de jurados e tem impacto sobre milhares de estudantes.
De acordo com o diretor da EHTO, os concursos regionais são a “oportunidade para agregar as escolas, os alunos e os concorrentes, tal como os formadores e marcas que assistem aos eventos e às ações de formação”. A final nacional será este ano em Fátima.
“O Concurso Jovem Talento da Gastronomia é uma montra anual de talentos na restauração, um lugar de oportunidades que se posiciona como obrigatório a quem procure um futuro profissional mais promissor. É um lugar de encontro e preparação para o futuro da gastronomia de Portugal”, apontou este responsável.
A iniciativa consta de um conjunto de provas técnicas com vista a celebrar a força da gastronomia portuguesa e de como o futuro está nas mãos de jovens que se preparam com conhecimento e técnica para desempenhar um papel de relevo. O evento assenta na divulgação junto das cerca de 100 escolas de hotelaria, turismo e restauração em Portugal e um trabalho complementar de contato com antigos concorrentes, professores e divulgação em redes sociais. “É importante para gerar conexão direta com os profissionais do futuro na gastronomia em Portugal, celebrar a aprendizagem das profissões da gastronomia, apresentar casos práticos de sucesso em todas as áreas de intervenção do concurso com profissionais de reconhecido mérito a nível nacional e realizar ações de concurso e demonstrações de cozinha, pastelaria, bar e assuntos do serviço da mesa (todos os concursos têm o apoio de uma marca)”,explicou Daniel Pinto.
Sucesso dos ex-alunos da EHTO
Cláudio Rodrigues, ex-aluno da EHTO durante 4 anos nos cursos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Gestão e Produção de Pastelaria, venceu a prova de Pastelaria na Etapa Norte. Cláudio Rodrigues é atualmente subchefe de Pastelaria na Nougat Patisserie, em Paços de Ferreira, projeto empresarial dinamizado também pelo ex-aluno do curso de Gestão e Produção de Pastelaria da EHTO, Daniel Leal.
0 Comentários