Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Editora de design instala-se no edifício Ceres

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de alguns anos por Lisboa e Leiria, a editora de design “Vicara”, que comemora oito anos de existência, está de volta ao “sítio que a viu nascer”, Caldas da Rainha. Esta comunidade de colegas e amigos, que apoia jovens autores na edição dos seus projetos e que tem como fundadores dois ex-alunos da licenciatura em Design Industrial na Escola Superior Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), aproveitou o aniversário para inaugurar a sua nova sede, agora situada no espaço 0-B do edifício da antiga moagem Ceres, em Caldas da Rainha, numa cerimónia realizada no dia 24 de outubro.
Equipa da “Vicara” junto à nova sede no edifício Ceres

À frente do projeto está o jovem leiriense Paulo Sellmayer, que em 2011, depois de terminado a licenciatura na ESAD.CR, decidiu juntamente com um colega, Fábio Afonso, investir numa forma de promover os seus próprios projetos, surgindo assim a “Vicara”. “Na altura erámos recém-licenciados e tínhamos o interesse em vender as nossas peças, mas não tínhamos no mercado oferta que pudesse editar aquilo que nós fazíamos. Como tal, decidimos apostar numa forma de promover os nossos próprios projetos”, explicou Paulo Sellmayer, adiantando que a menção honrosa, que ganhou na 3.ª edição dos POPs – Projetos Originais Portugueses, promovida pela Fundação de Serralves, ajudou na incubação e criação de um plano de negócios.

A eles juntou-se mais tarde João Marcão, também formado pela ESAD.CR em comunicação e marketing de Design de Produto.

Durante algum tempo a “Vicara” funcionou como um “part-time ou uma ocupação extra” dos fundadores, até que em 2015 o leiriense decidiu agarrar em algumas peças que estavam a ser desenvolvidas no Mestrado em Design de Produto da ESAD.CR e levou-as a uma feira em Paris. É nessa altura que a “Vicara” começa a ver a luz do dia, passando de “auto-editora para uma editora mais abrangente”, contando hoje com uma comunidade de mais de 16 designers no seu catálogo, sendo a maioria antigos alunos da ESAD.CR.

Face a isto, esta editora de design de produto, que antes estava sediada em Leiria, decidiu mudar-se de vez para o sítio onde curiosamente começou, os Silos, de modo a “estar mais próxima da rede de designers, produtores e amigos”, que fazem parte da comunidade.

“A “Vicara” é muito mais do que uma maneira de vender peças de design. É uma comunidade de colegas e amigos dedicada a expandir as fronteiras do design português”, explicou o jovem empresário, adiantando que “as Caldas possui a comunidade mais forte do país ligada ao design, e por isso fazia todo sentido estarmos na base do centro do nosso trabalho”. Como tal, aproveitaram o aniversário da empresa para inaugurar o seu novo showroom e escritório, onde também será possível encontrar e comprar alguns dos produtos do catálogo, editados pela “Vicara”, de diferentes designers de norte a sul do país.

Neste momento, a editora possui “duas linhas principais e uma secundária”, ambas direcionadas para a casa. “Temos as peças ‘Cmyk’, que é um conjunto de garrafa e dois copos que jogam com a luz e a cor, usando a transparência e a mistura de tons para criar novos visuais, a ‘Calçada B/W’, um curioso par composto por saleiro e pimenteiro inspirado na calçada portuguesa, ou então a iluminação Cartonado pedant lamps, e o mobiliário Ludity chairs”, descreveu Paulo Sellmayer, adiantando que este ano a “Vicara” também lançou uma nova coleção em barro vermelho, o “TASCO”.

Esta coleção, segundo o responsável, é “uma espécie de homenagem à tradicional gastronomia portuguesa, que normalmente é servida em loiça de barro vermelho”. Nesse sentido, “achamos que este tipo de ritual português precisa de ser reinterpretado por novos designers”, que criaram oito peças originais em barro vermelho, como a lateira de Rui Pereira ou a azeitoneira de Luís Nascimento.

Além da inauguração do showroom e das peças do catálogo, os responsáveis pela “Vicara” também optaram por servir alguns petiscos e bebidas na nova coleção, que será apresentada em janeiro na feira Maison et Objet, em Paris.

O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, entre as 09h e 19h.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.