Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Câmara de Óbidos procura escritores e tradutores

6 de Novembro, 2019
Decorreu, em Bruxelas, nos passados dias 24 e 25 de outubro, a primeira reunião de trabalho do projeto CELA (Connecting Emerging Literary Artists), sendo a Câmara Municipal de Óbidos um dos nove parceiros que integra projeto do Programa Europa Criativa.

Este programa, que vai na sua segunda edição, decorrerá até 2023. O seu objetivo é o de aumentar a capacidade de uma nova geração de criadores literários para trabalhar numa escala internacional e para o público europeu. Permite uma cooperação transnacional intensiva entre escritores, tradutores e profissionais literários em início de carreira.

O projeto proporciona um percurso de quatro anos (2019-2023) com formação, instrumentos e uma rede que visa tornar possível uma carreira internacional e estabelecer uma prática profissional integrada.

Ao longo do projeto, as organizações literárias orientam os escritores, tradutores e profissionais literários e proporcionam-lhes um programa multinacional de residências, formação e master classes para os preparar para trabalhar no mercado europeu. Os participantes são ainda inseridos, por via de uma campanha de marketing internacional, numa digressão que passa por vários festivais europeus.

Neste momento, as várias organizações que coordenam os projeto encontram-se no processo de seleção de escritores e tradutores para os próximos quatro anos. Cada localidade procura três escritores e nove tradutores.

O Projeto CELA conta com os seguintes parceiros: Vlaams-Nederlands Huis deBuren (Bruxelas, Bélgica), Passa Porta (Bruxelas, Bélgica), Ceské literární centrum (Praga, República Checa), Scuola Holden (Turin, Itália), Wintertuin (Nijmegen, Holanda), Krakowskie Biuro Festiwalowe (Cracóvia, Polónia), Câmara Municipal de Óbidos (Óbidos, Portugal), Asociatia Editorilor din Romania (Bucareste, Roménia) e Association Krokodil (Belgrado, Sérvia).

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Filipe Daniel tomou posse como novo presidente da Câmara

O engenheiro agrónomo Filipe Daniel tomou posse no passado domingo como novo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, assumindo-se como uma “renovação de um período dentro do ciclo de governação PSD”, estando acompanhado por “uma equipa de vereadores experientes, que conhecem a realidade e que estão disponíveis para continuar a ajudar a construir o futuro do concelho”.

tomada1

FOLIO considerado “um ponto obrigatório no roteiro dos escritores”

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos regressou na passada quinta-feira às ruas da vila, numa edição dedicada a “O Outro”. O evento, que termina no próximo domingo e que conta com 175 autores e escritores presentes em 161 atividades, entre as quais 16 mesas de autor e debates, 23 concertos e 12 exposições, foi “o primeiro evento, desde o início da pandemia, que nos uniu à volta do que é o mais importante nas nossas vidas: a literatura”.

folio1