Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Bailarina caldense apresenta obra “P.S. Carmen” no CCC

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A bailarina caldense Margarida Belo Costa regressa passados sete anos ao palco do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no próximo sábado, pelas 21h30, com o seu novo projeto, “P.S. Carmen”. Esta “nova obra coreográfica”, que estreou há um ano, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, consiste numa “interpretação criativa” sobre a narrativa da Ópera de Bizet "Carmen", na qual também participa outra jovem caldense, Joana Subtil, que em colaboração com Mafalda Matos e António Neto criou toda a cenografia para este espetáculo.
Projeto “P.S Carmen” (foto Miguel Estima)

Esta produção surgiu através de um convite da diretora da Companhia de Dança de Almada, Maria Franco, que propôs à jovem que coreografasse um “clássico” da história, para estrear no âmbito da 26ª Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival.

“Tendo como ponto de partida a ópera “Carmen”, de Georges Bizet (1838-1875), e seguindo o seu enredo, a “P.S. Carmen” é uma peça de dança contemporânea que transpõe para cena a vivência de uma mulher com a qual nos podemos identificar, independentemente do género”, referiu a jovem, adiantando que esta também é uma “desconstrução do mistério, da sedução, do poder, da materialidade e da obsessão, e ainda uma visão sobre a fêmea que não esconde os seus instintos, que captura as suas presas, mas que também é seduzida no engano, sofrendo o reverso da medalha”. “São várias as questões que se apropriam deste ser contemporâneo, deste corpo feminino, protegido e vítima da sua beleza hipnotizante”, sublinhou.

Nesta obra, “não vamos ver uma Carmen, mas sim sete e o público será conduzido pela ordem cronológica da peça original, mas a forma como é contada a história é completamente diferente e contemporânea”. Em palco estará a bailarina e outros bailarinos da Companhia de Dança de Almada.

Para a jovem, “este regressar a casa significa poder partilhar de novo o meu trabalho com o público da região, e como criadora é muito importante demonstrar a evolução artística, pois as nossas inspirações ganham outras formas, novos conceitos emergem e novas equipas se constroem. É fundamental descentralizar a arte, pois este espetáculo é para todos”.

Além de criadora, Margarida Belo tem estado envolvida em inúmeros projetos com várias companhias de dança contemporânea, e lecionado regularmente em cursos e workshops. Paralelamente a este espetáculo, a jovem já tem outros projetos em mente, como “um aqui nas Caldas da Rainha em parceria com a Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Comunidade de Leitores e Cinéfilos promove sessões culturais no Landal

A direção do Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal (CDCL) e a Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha (CLCCR) assinaram um acordo para a realização de sessões de âmbito cultural e social, com destaque especial para cinema, dança, teatro, música e poesia.

comunidade

Praticante de kitesurf salvo após dificuldades em São Martinho

Os tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré resgataram um praticante de kitesurf, de nacionalidade inglesa, que se encontrava em dificuldades na água, a cerca de uma milha náutica (aproximadamente dois quilómetros) da barra de São Martinho do Porto, ao final da tarde deste sábado.

kitesurf

Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável

Óbidos recebeu, durante três dias, a 2ª edição do CIMES - Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, este ano com Cabo Verde como país convidado. Partilhar projetos de mobilidade sustentável, debater estratégias para melhorar a mobilidade nas escolas e inspirar o futuro, são os objetivos deste encontro, que decorreu entre 1 e 3 de outubro na Casa da Música e na Praça da Criatividade. 

cimes