Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
18° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 23° C
18° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 25° C

613 militares formados no último ano letivo na Escola de Sargentos do Exército

Francisco Gomes
6 de Novembro, 2019
A cerimónia de abertura solene do ano letivo 2019/2020 e de encerramento do 46º Curso de Formação de Sargentos (CFS) na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, realizou-se no passado dia 30, tendo sido presidida pelo vice-chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Guerra Pereira, acompanhado pelo tenente-general Fonseca e Sousa, comandante do pessoal.
Alunos do curso de formação de sargentos

O evento contou com a presença de várias entidades militares e civis, representantes de embaixadas diplomáticas estrangeiras em Portugal e diversos dirigentes de associações e organismos nacionais.

Os novos sargentos do Exército fizeram-se acompanhar de familiares e amigos, tendo recebido os diplomas finais de curso e os respetivos cintos de cerimónia.

A habitual lição inaugural, subordinada ao tema “O Ártico, alterações climáticas e rotas marítimas”, foi proferida pelo 1º sargento Válter Cláudio, professor na ESE.

Houve também um momento dedicado aos melhores classificados dos cursos.

Na sua alocução, o comandante da ESE, coronel Santos de Azevedo, falando do percurso dos alunos do 46º CFS, descreveu que se desenrolou durante dois anos, um de cariz geral, entre 2017/2018, na ESE, e posteriormente entre 2018/2019 nas respetivas unidades militares das áreas e serviços escolhidos pelos formandos. Terão, no futuro, ações de comando dos subordinados em cumprimento das missões que lhes forem atribuídas.

Está em preparação um novo modelo de formação, no qual os quatro semestres existentes foram reorganizados para assegurar três componentes essenciais: formação geral e científica com um semestre, seguindo-se dois semestres de cariz mais técnico e o último em contexto de trabalho.

Esta formação será enquadrada pela Unidade Politécnica Militar, com vista à sua implementação no próximo ano letivo de 2020/2021.

No último ano letivo, que terminou agora, foram formados 613 militares (três cursos de promoção a sargento chefe num total de 285 alunos, dos quais três do Exército brasileiro, dois cursos de promoção a sargento ajudante com 137 alunos, dois cursos de formação de sargentos em regime de voluntariado e regime de contrato, com um total de 119 instruendos, o primeiro semestre do 47º CFS do quadro permanente a 72 alunos – como curso piloto do nível 5 do Curso Superior Técnico Profissional do Quatro de Qualificações Nacional).

Presentemente, para além dos 79 alunos do 48º CFS, encontram-se 53 militares – dos quais quatro do Exército brasileiro – a concluir o seu curso de promoção a sargento ajudante. 84 militares, dos quais dois do Exército Brasileiro, iniciaram também o seu curso de promoção a sargento chefe.

Para o próximo mês está previsto ter início o segundo CFS em regime de voluntariado e de contrato de 2019, com um efetivo estimado superior a centena e meia de militares.

“Esta intensa atividade formativa na ESE é complementada com o Centro de Línguas do Exército, procurando a melhoria da proficiência linguística em inglês e francês dos militares empenhados fora do território nacional”, destacou o coronel Santos de Azevedo.

Quebrando o protocolo, uma vez que habitualmente o representante do Estado-Maior do Exército não discursa, o tenente-general Guerra Pereira, dirigindo-se aos alunos, disse-lhes que fazem parte da “família militar”, desejando votos de bom cumprimento das missões que irão desempenhar.

Lista de premiados

1.º Classificado do 33º Curso de Promoção a Sargento-Chefe, ano 2018

Sargento-Ajudante Rui Bem

1.º Classificado do 34º Curso de Promoção a Sargento-Chefe, ano 2019

Sargento-Ajudante Sérgio Borges

1.º Classificado do 35º Curso de Promoção a Sargento-Chefe, ano 2019

Sargento-Ajudante Carlos Sabugueiro

1.º Classificado do 46.º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante, ano 2018

1.º Sargento Sílvio Brito

1.º Classificado do 47º Curso de Promoção a Sargento-Ajudante, ano 2019

1.º Sargento Hélder César

Prémio Câmara Municipal Caldas da Rainha

Instruendo Aluno João Teodoro

Prémio Exército do Brasil

Instruendo Aluno João Teodoro

Prémio Academia Geral Básica de Suboficiais de Espanha

2.º Sargento Filipe Sousa

Prémio D. Afonso Henriques, Patrono do Exército – Santander Totta

2.º Sargento Miguel Barreto

Instruendo Aluno José Neves

Instruendo Aluna Gwenaelle Sobral

Prémio Comando do Pessoal

Instruendo Aluno David Correia

Prémio “Associação para as Comunicações e Eletrónica nas Forças Armadas”

2.º Sargento Filipe Sousa

Prémio “Escola de Sargentos do Exército”

Instruendo Aluna Gwenaelle Sobral

Prémio “Prémio Liga dos Combatentes”

Instruendo Aluno Ruben Alarcão

Alunos finalistas do 46.º CFS com melhor média final de Curso, em cada Arma e Serviço

1.º Classificado – 46.º CFS Infantaria

2.º Sargento Rui Gouveia

1.º Classificado – 46.º CFS Artilharia

2.º Sargento Vítor Domingues

1.º Classificado – 46.º CFS Cavalaria

2.º Sargento Guido Simões

1.º Classificado – 46.º CFS Engenharia

2.º Sargento Joana Lopes

1.º Classificado – 46.º CFS Transmissões

2.º Sargento Filipe Sousa

1.º Classificado – 46.º CFS Material

2.º Sargento Alexandre Baltazar

1.º Classificado – 46.º CFS Músico

2.º Sargento Miguel Barreto

1.º Classificado – 46.º CFS Transportes

2.º Sargento Sténio Delgado

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida termina Milão-Turim no pódio

João Almeida (Deceuninck) foi terceiro classificado na 102.ª edição da Milão-Turim, ganha pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), tornando-se no primeiro ciclista português a ficar no pódio desta corrida.

almeida 2

“Cais do Parque” quer destacar-se pela sua diferenciadora oferta

“Cais do Parque” é como se designa o tão esperado espaço de restauração no Parque D. Carlos I, que acaba de abrir portas ao público, com a vertente garden/restaurante/cocktail bar. Devolver à população o emblemático sítio em pleno centro histórico da cidade das...

emanuel 1

Belga oferece equipamentos aos bombeiros

A corporação de bombeiros de Óbidos recebeu uma oferta de dezenas de luvas de combate a incêndios estruturais e cogulas de proteção individual, feita por Demul Walter, um bombeiro reformado da Bélgica. Também recentemente já tinha oferecido packs de água para os...

luvas