Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C

Carolina Couto: Uma alma grande demais

Isabel Alves Pinto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Lembro-me bem do dia em que, no verão quente de 2006, ela entrou na livraria Martins Fontes Portugal, nas Caldas da Rainha. Não a reconheci de imediato, foi a voz que a denunciou.
Carolina Couto, estudante da Benedita, faleceu num atropelamento em Praga, na República Checa

Num tom certeiro e seguro, de quem gosta de se fazer ouvir quando fala, pergunta qualquer coisa a uma das funcionárias. Apesar das mudanças físicas que a passagem do tempo (embora pouco) nos incrustou, não tive dúvidas. Tratava-se da Helena.

Tínhamos sido colegas na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Por uma questão de ordem alfabética, encontrávamo-nos frequentemente nas provas orais. Mantínhamos, na altura, uma relação de respeito e de cordialidade, mas não éramos chegadas.

Após o término da licenciatura, ainda fizemos juntas, em 1995, em Coimbra, a primeira parte de estágio em advocacia. Depois, deixei de a ver.

Apesar de nos tempos da faculdade não termos sido próximas, não integrarmos o mesmo grupo de amigos, e não revelássemos os mesmos interesses, sempre a guardei na memória, e no coração, como sendo uma boa pessoa. Foi por isso que, 11 anos mais tarde, fiquei tão feliz por a ter reencontrado.

Helena estava casada e tinha duas filhas, uma com 8, outra com 5 maravilhosos aninhos. A Carolina e a Rita, duas pequenas princesas que gostavam de ler.

Tornámo-nos, a partir daí, verdadeiras amigas e confidentes, daquelas com quem reciprocamente se pode contar.

As crianças foram crescendo, e, algumas vezes por contato direto, outras através de longas conversas telefónicas – que entravam pela noite dentro – com a minha querida Helena, sempre acompanhei os seus percursos pessoais e académicos.

Já estavam ambas na faculdade e a mais velha, finalista, iria no início do ano letivo estudar para Praga no âmbito do programa Erasmus. Estas eram as notícias mais recentes.

Na semana passada, em data que apaguei da lembrança, ouço ao meu lado um murmúrio que diz: Passa-se alguma coisa com a Helena!

Levanto-me e pergunto: Como assim…?

A resposta veio rápida, impensável, imprevisível, improvável, como uma pedrada que nos atordoa e arrasa: A Carolina morreu!

Dizem-me agora que a Carolina partiu porque era grande demais, a sua alma era gigante e não cabia no seu corpo. Eu acredito, e faço-o não só porque me conforta, mas porque a realidade não o desmente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

GNR visita área protegida da Serra de Montejunto

A Comissão Diretiva da Área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto recebeu no dia 11 de junho a visita do tenente-coronel Clara da Fonseca, comandante territorial de Lisboa da GNR, que se fez acompanhar do sargento António Lourenço, comandante do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do destacamento de Alenquer.

montejunto

Monte Olivett organiza Festival da Sardinha

O 21º Festival da Sardinha vai decorrer de 13 a 16 de junho, numa organização da Associação Cultural Desportiva Recreativa de Santo Onofre – Monte Olivett, nas Caldas da Rainha.

444137953 3600581563420280 5096377356679597478 n