Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C

Ninho de vespas asiáticas eliminado junto à Escola Bordalo Pinheiro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um ninho de vespas asiáticas foi detetado junto à Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro levando à intervenção da proteção civil municipal das Caldas da Rainha. Na passada sexta-feira foi injetado veneno no ninho para eliminá-lo e ser posteriormente retirado da árvore onde se encontrava.
Ninho de vespas asiáticas

Alertada por professores, alunos e populares para a presença de um ninho de vespas asiáticas no cimo de uma árvore perto da entrada do estabelecimento de ensino, a proteção civil municipal recorreu a uma empresa especializada para eliminar o ninho.

Segundo Gui Caldas, coordenador da protecção civil, o ninho foi “injetado com feromonas, através de uma cana telescópica, para atrair todas as vespas, aniquilando-as com veneno”.

“Foi cumprido um protocolo de cerca de 48 horas para que todo o ninho e as larvas fossem destruídos. O ninho depois de retirado foi incinerado”, revelou o responsável.

A opção de não retirar logo o ninho foi para impedir haver vespas que escapassem ao veneno. O objetivo era que “o maior número de vespas recolhesse ao ninho, atraído pelas feromonas, antes de ser destruído”.

Para evitar alarmismos, a operação foi rápida e relativamente discreta, fora do horário escolar, e na presença da PSP, que impediu o trânsito nos poucos minutos em que decorreram os trabalhos de injeção do veneno. A via onde caíram as vespas mortas foi limpa pelos serviços camarários.

No concelho das Caldas da Rainha, a Proteção Civil já detetou e abateu 17 ninhos de vespas asiáticas, pondo cobro a uma situação que poderia ser fatal para a população.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Acesso aos serviços de urgência no Oeste passa a ser através do SNS24

A partir de 12 de dezembro, quem quiser recorrer aos serviços de urgência dos hospitais na área da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), que compreende Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, deverá contatar primeiro a linha SNS 24 (808 24 24 24), a partir da qual será encaminhada para o local onde será atendido.

462574919 999277628706454 4829995837449407503 n

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia