Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Corrida pela Vida vai apoiar Liga de Amigos do Centro Hospitalar

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União de Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório vai realizar no dia 6 de dezembro a Corrida Pela Vida, prova de atletismo que este ano irá ajudar a Liga de Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha.
Conferência “Correr por Prazer sim ou não?”, com a presença dos padrinhos da Corrida Pela Vida 2019, os atletas Guilherme Lourenço e Sara Carvalho, e de Joaquim Urbano, presidente da Liga dos Amigos

O pontapé de saída do evento decorreu no passado dia 8, com a conferência “Correr por prazer, sim ou não?”, com a presença dos padrinhos da Corrida Pela Vida 2019, os atletas Guilherme Lourenço e Sara Carvalho.

Cerca de 50 pessoas assistiram à conversa dos atletas, que falaram das suas experiências e dificuldades mas também da alegria que é “chegar ao fim de uma prova”. Cada um tem a sua história, mas em comum existe “a paixão pelo desporto” e “a corrida pelo prazer”.

O caldense Guilherme Lourenço disse que desde novo começou a praticar desporto, sendo que em 2003 se federou no ciclismo e a partir daí nunca parou, correndo pela seleção nacional de ciclismo com os melhores atletas da sua geração.

Guilherme Lourenço (CRP Ribafria) tem vencido várias provas de trail. Para este atleta, “entusiasmo e gosto pela participação desportiva é uma realidade que me motiva todos os dias para fazer melhor”.

Já Sara Carvalho, do Porto, disse que queria ser ciclista mas a sua mãe influenciou-a para o atletismo. A atleta de Sobrado, Valongo, tem sido selecionada para participar em Campeonatos da Europa e tem conquistado títulos em várias provas.

Vítor Marques, presidente da União de Freguesias, indicou que a Corrida pela Vida tem como objetivo a promoção da atividade física e do desporto, dinamizar o comércio tradicional, trazendo não só os atletas como outras pessoas à cidade, numa altura em que está iluminada com as luzes de Natal que trazem um brilho especial à corrida.

O autarca revelou que, tal como nas edições anteriores, haverá a caminhada e corrida com centenas de pessoas a espalhar solidariedade pelas ruas da cidade. Vítor Marques espera este ano bater o recorde de atletas inscritos (600), até porque a verba angariada reverterá a favor da uma instituição caldense, a Liga de Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha que precisa de dinheiro para comprar equipamento para a urgência pediátrica, cujas obras estão quase concluídas.

Joaquim Urbano, presidente da Liga de Amigos, agradeceu a escolha da organização, revelando que “é sempre relevante que haja iniciativas da comunidade que ajudem as instituições”. O responsável explicou que uma das dinâmicas da Liga são os voluntários que prestam apoio no Centro Hospitalar do Oeste – unidade das Caldas, na alimentação dos doentes, apoio nas consultas externas, serviço de cabeleireiro e barbeiro aos doentes internados, distribuição de jornais e revistas pelas enfermarias e salas de espera. “Também há a vertente da humanização onde os voluntários têm uma palavra amiga para os doentes porque nem sempre os enfermeiros, técnicos e médicos têm tempo”, adiantou Joaquim Urbano.

A Liga de Amigos, que comemorou o ano passado o seu 25º aniversário, tem oferecido vários equipamentos ao hospital. Mais recentemente deu ao serviço de pediatria um desfibrilhador automático externo (DAE) de formação para suporte básico de vida. Deu ainda frigoríficos para o serviço de cirurgia, aquecedor de biberões para o serviço de maternidade e urgência pediátrica e substituiu alguns televisores.

A organização tem ainda o “Espaço Rainha” no Hospital Termal com roupa e acessórios destinados a pessoas carenciadas. Trata-se de um serviço gerido pelos voluntários da Liga que recebe roupa, acessórios e brinquedos, que depois são entregues a famílias com necessidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1

Alvorninha em festa

Alvorninha vai estar em festa no dia 1 de julho, com uma noite animada por Nelson Lords & Nuno Alexandre, Némanus e DJ Telmo Ferreira.

alvorninha