Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

PS vence no país mas PSD ganha por diferença mínima no distrito e nas Caldas

Marlene Sousa/Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apesar do Partido Socialista ter vencido a nível nacional as eleições legislativas de 6 de outubro, com 36,65% dos votos e 106 deputados eleitos, no distrito de Leiria ganhou o PSD com 33,52% (74 961 votos), garantindo lugar ao caldense Hugo Oliveira como deputado na Assembleia da República. No entanto, o PS alcançou em Leiria o melhor resultado dos últimos dez anos registados no distrito em eleições para a Assembleia da República. O PS conseguiu mais um deputado para Leiria (quatro) e foi por pouco que a caldense Sara Velez, que estava em quinto lugar, não foi eleita. Se algum dos quatro deputados do PS eleitos pelo distrito de Leria saírem para o futuro Governo, Sara Velez terá um lugar na Assembleia da República.
No concelho das Caldas da Rainha dos 45.411 eleitores inscritos só votaram 23.414

Com uma votação de 31,07% (69.482 votos), comparativamente com os 24,82% conquistados nas eleições legislativas de 2015, o PS alcança no distrito uma subida de seis pontos percentuais. Quanto ao número de deputados, o PSD mantém no círculo de Leiria a representação anterior de cinco elementos, enquanto o CDS-PP perde o seu único deputado, ganho pelo PS. O Bloco de Esquerda manteve um deputado. O Bloco de Esquerda conseguiu no distrito 9,36% (20.925 votos). O CDS-PP foi o quarto partido mais votado com 5,32% (11.905 votos), mas não chegou para eleger um. O PSD teve no concelho das Caldas da Rainha mais 212 votos do que o PS. O fenómeno mais saliente foi a alta taxa de abstenção no distrito de Leiria, 46,12%. No concelho das Caldas da Rainha foi 48,44%, mais do que a média nacional (45,50%) e mais que os 40,8% nas eleições de 2015 neste concelho. Heloísa Apolónia, dirigente de “Os Verdes”, que era cabeça-de-lista da CDU por Leiria, não conseguiu ser eleita e sai do Parlamento 24 anos depois. Era uma “grande aposta” em Leiria, como disse Jerónimo de Sousa, num jantar nas Caldas da Rainha durante a campanha eleitoral. Foram eleitos deputados pelo círculo eleitoral os social-democratas Margarida Balseiro Lopes, Hugo Oliveira, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques. Pelo PS, são deputados na Assembleia da República, Raul Castro, Elza Pais, António Sales e João Paulo Pedrosa, e do BE foi eleito Ricardo Vicente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.