Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C

PS vence no país mas PSD ganha por diferença mínima no distrito e nas Caldas

Marlene Sousa/Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apesar do Partido Socialista ter vencido a nível nacional as eleições legislativas de 6 de outubro, com 36,65% dos votos e 106 deputados eleitos, no distrito de Leiria ganhou o PSD com 33,52% (74 961 votos), garantindo lugar ao caldense Hugo Oliveira como deputado na Assembleia da República. No entanto, o PS alcançou em Leiria o melhor resultado dos últimos dez anos registados no distrito em eleições para a Assembleia da República. O PS conseguiu mais um deputado para Leiria (quatro) e foi por pouco que a caldense Sara Velez, que estava em quinto lugar, não foi eleita. Se algum dos quatro deputados do PS eleitos pelo distrito de Leria saírem para o futuro Governo, Sara Velez terá um lugar na Assembleia da República.
No concelho das Caldas da Rainha dos 45.411 eleitores inscritos só votaram 23.414

Com uma votação de 31,07% (69.482 votos), comparativamente com os 24,82% conquistados nas eleições legislativas de 2015, o PS alcança no distrito uma subida de seis pontos percentuais. Quanto ao número de deputados, o PSD mantém no círculo de Leiria a representação anterior de cinco elementos, enquanto o CDS-PP perde o seu único deputado, ganho pelo PS. O Bloco de Esquerda manteve um deputado. O Bloco de Esquerda conseguiu no distrito 9,36% (20.925 votos). O CDS-PP foi o quarto partido mais votado com 5,32% (11.905 votos), mas não chegou para eleger um. O PSD teve no concelho das Caldas da Rainha mais 212 votos do que o PS. O fenómeno mais saliente foi a alta taxa de abstenção no distrito de Leiria, 46,12%. No concelho das Caldas da Rainha foi 48,44%, mais do que a média nacional (45,50%) e mais que os 40,8% nas eleições de 2015 neste concelho. Heloísa Apolónia, dirigente de “Os Verdes”, que era cabeça-de-lista da CDU por Leiria, não conseguiu ser eleita e sai do Parlamento 24 anos depois. Era uma “grande aposta” em Leiria, como disse Jerónimo de Sousa, num jantar nas Caldas da Rainha durante a campanha eleitoral. Foram eleitos deputados pelo círculo eleitoral os social-democratas Margarida Balseiro Lopes, Hugo Oliveira, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques. Pelo PS, são deputados na Assembleia da República, Raul Castro, Elza Pais, António Sales e João Paulo Pedrosa, e do BE foi eleito Ricardo Vicente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlão em concerto de amor no CCC

Nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro realiza-se a 8ª edição do Festival 'Montepio às vezes o amor', com concertos em 14 cidades, que, durante estes dias, serão 14 verdadeiras capitais do amor.

carlao

Arneirense com várias medalhas em pista coberta

A equipa feminina do Arneirense é campeã distrital e a masculina é vice-campeã distrital em sub18 pista coberta, após a última jornada do campeonato, que decorreu na passada quarta-feira e na qual a Escola de Atletismo do clube das Caldas da Rainha esteve presente com dez atletas.

arneirense

Nove escolas caldenses recebem Bandeira Verde Eco-Escolas

Nove escolas do concelho das Caldas da Rainha receberam o Galardão Eco-Escolas, pelo trabalho realizado ao longo do ano letivo 2020/2021 no âmbito da educação ambiental para a desenvolvimento sustentável.

bandeira