Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

CDU em defesa do setor das pescas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CDU do Distrito de Leiria dedicou a passada quarta-feira ao setor das pescas. Numa deslocação à Nazaré, a cabeça de lista distrital, Heloísa Apolónia, acompanhada do candidato João Delgado e de dirigentes do PCP e do Partido Os Verdes, reuniu com a Docapesca e realizou contatos com pescadores.
Contato com os pescadores na Nazaré

“Foi possível testemunhar a preocupação dos pescadores com o futuro do setor e presenciar a utilização dos armazéns do porto de pesca da Nazaré para atividades, nomeadamente lúdicas e comerciais, que nada têm que ver com a atividade da pesca, sinal evidente do desinvestimento de um setor importantíssimo para a economia regional e para a soberania alimentar do país”, manifestaram os comunistas.

Entre as propostas que constam do seu compromisso eleitoral, a CDU sublinhou a defesa do apoio à entrada e permanência de jovens no setor das pescas, por via da garantia de rendimentos que permitam aos pescadores terem estabilidade, o estabelecimento de preços mínimos na primeira venda de pescado, a regulação dos preços na cadeia de valor e compensações justas aos profissionais durante os períodos de paragem biológica, apoio efetivo à renovação da frota pesqueira, com melhoria das condições de segurança, saúde e higiene a bordo, medidas específicas de modernização das pescas regionais, nomeadamente a frota do cerco, em estreita articulação com o desenvolvimento da indústria conserveira e de transformação de pescado, garantia de todos os combustíveis a custo bonificado para todos os segmentos da frota pesqueira, e medidas de defesa da pesca e da mariscagem artesanais, com proteção dos direitos históricos de exploração.

O desassoreamento das barras e bacias de manobra nos portos de Peniche e da Nazaré, a instalação de cais flutuantes para as pequenas embarcações de pesca artesanal em Peniche e o melhoramento das condições gerais destes portos, a criação de parques de “invernagem” para embarcações, designadamente de recreio, nos portos de Peniche e Nazaré, são outras medidas defendidas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto