Todos sabemos que do traçado do caminho de ferro resultaram “duas cidades”, com uma interligação na sua estrutura urbana, mais consolidada, muito deficitária, razão pela qual será importante “negociar” com a administração da CP quando vão lançar o projecto de reabilitação da linha de Torres Vedras até Caldas, uma proposta que contemplasse o seguinte:
1 – O terminal de cargas pesadas da CP deveria ser desativado, mudando-o para o Bouro, libertando assim, o espaço para estacionamento.
2 – Alargar passeios e Rua da Estação, de forma a criar na mesma dois sentidos, reduzindo a pressão do trânsito a sul, com a nova alternativa, para norte.
3 – Prolongar a Rua Dr. Fernando Correia (Rua dos Pimpões) para nascente, com uma nova passagem superior da linha férrea.
4 – Estudar, porque me parece viável, uma nova passagem inferior da referida linha, no canto do cemitério, ligando as duas rotundas, melhorando os acessos ao Bairro das Morenas, escola, etc.
5 – Estudar, porque me parece também necessário, outro atravessamento, na zona de S. Cristóvão, no local onde foi encerrada.
Por último, entende-se a preocupação, com os projetos e as obras em curso, procurando melhorar a mobilidade pedonal, restringindo a circulação viária, mas tudo isso deve ser feito sem esquecer que somos uma cidade de província, com uma forte componente rural, onde existem milhares de residentes sem transportes públicos, que utilizam e se deslocam diariamente de automóvel para o trabalho ou outros fins na cidade. Por outro lado, é também fundamental melhorar os acessos ao Bairro das Morenas, Bairro da Ponte, tal como a passagem inferior do Largo da Vacuum, que melhorou os acessos ao Bairro dos Arneiros e a outros locais.
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