Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Ainda sobre a regeneração urbana

Mário Pacheco - (Engº Civil Sénior)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No seguimento do artigo publicado no v/jornal, no dia 25/09/2019, importante, para reflectir sobre as ideias que contribuem para melhorar a vida dos caldenses e de quem nos visita, volto de novo ao tema.
O terminal de cargas pesadas da CP deveria ser desativado, mudando-o para o Bouro, libertando assim, o espaço para estacionamento

Todos sabemos que do traçado do caminho de ferro resultaram “duas cidades”, com uma interligação na sua estrutura urbana, mais consolidada, muito deficitária, razão pela qual será importante “negociar” com a administração da CP quando vão lançar o projecto de reabilitação da linha de Torres Vedras até Caldas, uma proposta que contemplasse o seguinte:

1 – O terminal de cargas pesadas da CP deveria ser desativado, mudando-o para o Bouro, libertando assim, o espaço para estacionamento.

2 – Alargar passeios e Rua da Estação, de forma a criar na mesma dois sentidos, reduzindo a pressão do trânsito a sul, com a nova alternativa, para norte.

3 – Prolongar a Rua Dr. Fernando Correia (Rua dos Pimpões) para nascente, com uma nova passagem superior da linha férrea.

4 – Estudar, porque me parece viável, uma nova passagem inferior da referida linha, no canto do cemitério, ligando as duas rotundas, melhorando os acessos ao Bairro das Morenas, escola, etc.

5 – Estudar, porque me parece também necessário, outro atravessamento, na zona de S. Cristóvão, no local onde foi encerrada.

Por último, entende-se a preocupação, com os projetos e as obras em curso, procurando melhorar a mobilidade pedonal, restringindo a circulação viária, mas tudo isso deve ser feito sem esquecer que somos uma cidade de província, com uma forte componente rural, onde existem milhares de residentes sem transportes públicos, que utilizam e se deslocam diariamente de automóvel para o trabalho ou outros fins na cidade. Por outro lado, é também fundamental melhorar os acessos ao Bairro das Morenas, Bairro da Ponte, tal como a passagem inferior do Largo da Vacuum, que melhorou os acessos ao Bairro dos Arneiros e a outros locais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce