Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 23° C

Novo ano letivo arrancou dentro da normalidade

25 de Setembro, 2019
O início de mais um ano letivo para os cerca de 1700 alunos do pré-escolar ao ensino secundário, que integram o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), no Bombarral, arrancou dentro da normalidade.
Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

“Mais de 95% dos docentes que necessitamos foram colocados”, salientou Emanuel Vilaça, diretor do AEFP, acrescentando que de momento subsistem apenas “algumas situações pontuais relacionadas com substituições”. No que diz respeito ao 1º ciclo, o docente referiu que o Agrupamento está a “fazer um esforço para que as AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) arranquem os mais rapidamente possível”, embora haja “uma componente que nos ultrapassa e que se prende com a colocação dos técnicos que irão assegurar as atividades”. Como explicou, trata-se um processo difícil “nesta altura do ano, porque as pessoas que são contratadas para as AEC’s são, por norma, professores e que nesta fase ainda estão a concorrer a horários para funções letivas”. No entanto, o docente acredita que, “até finais de setembro, ou nos primeiros dias de outubro, estará tudo a funcionar em pleno”. Na panóplia de cursos que integram a oferta formativa da escola bombarralense, o docente destaca o facto de “nos últimos dois anos termos conseguido assegurar os quatro cursos existentes ao nível dos cursos cientifico-humanísticos, incluindo o de artes visuais, que durante muitos anos não tivemos em oferta”. No que se refere às áreas profissionais, mantêm-se os cursos de cozinha/pastelaria, restaurante bar, turismo ambiental e rural e desporto. “Na globalidade, estamos a falar de oito cursos diferentes, o que para um concelho com a dimensão do Bombarral, já é obra e obriga a uma gestão complexa”, sublinhou Emanuel Vilaça. Noutra vertente, uma das novidades para este ano é a criação do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, no âmbito de um protocolo celebrado entre o AEFP e o Instituto de Apoio à Criança.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Cardeal e ministra nos 75 anos do Centro Social Paroquial

O Centro Social Paroquial do Bombarral (CSPB) encerrou as comemorações do seu 75.º aniversário numa cerimónia com as presenças do cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

cardeal

Mobiliário hospitalar renovado

Com o intuito de prestar melhores cuidados aos utentes e de proporcionar melhores condições aos profissionais, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) adquiriu 40 camas elétricas e 130 mesas de cabeceira e leito, traduzindo-se num investimento de 106.177,04 euros.

mobiliario