Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C

Candidatas do CDS por Leiria querem fiscalização na apanha de bivalves na Lagoa de Óbidos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mesmo com a chuva o presidente da concelhia do CDS das Caldas da Rainha, João Gonçalves, acompanhado pelas candidatas do CDS pelo distrito de Leiria, Raquel Abecasis e Rosa Guerra, estiveram na terça-feira na Lagoa de Óbidos na apanha de marisco.
O presidente da concelhia do CDS das Caldas, João Gonçalves, e as candidatas do CDS pelo distrito de Leiria, Raquel Abecasis e Rosa Guerra, estiveram na Lagoa de Óbidos

A comitiva foi recebida no início da manhã por um mariscador que levou as candidatas num passeio de barco para conhecer a principal atividade da Lagoa, que é um dos locais do país mais ricos em bivalves. “Infelizmente como estava a chover e não levámos a roupa adequada, não apanhámos marisco, mas conhecemos alguns mariscadores que estavam a apanhar amêijoa-rainha”, disse Raquel Abecasis, cabeça de lista do CDS no distrito de Leiria. A candidata, que conheceu as condições em que trabalham os pescadores e mariscadores na Lagoa de Óbidos, revelou que estão “preocupados com a pouca pesca, mas também com alguma falta de fiscalização em relação àquilo que se pode e não pode apanhar na lagoa e que no fundo os prejudica”. Raquel Abecasis teve a oportunidade de falar com mariscadores que estavam a apanhar ameijoa a pé sem o apoio de uma embarcação e a principal queixa foi a falta de fiscalização dirigida àapanhailegal daamêijoa. “Os que estão legais têm de pagar determinadas licenças e obedecer a certas regras e alegam que muitas pessoas vêm de forma ilegal apanhar bivalves e não cumprem as normas”, referiu a número um da lista do CDS por Leiria, revelando que os mariscadores se queixaram também do “excesso de burocracias para estarem legais na pesca e apanha de bivalves”. Questionada sobre de que forma o CDS poderá ajudar os mariscadores da Lagoa, a candidata disse que “a desburocratização é uma das nossas grandes bandeiras”. Referiu ainda que outra crítica dos mariscadores é no acesso aos fundos europeus do programa 2020, que apesar de ser um programa adequado à pesca, “tem mais vantagens para quem quer desenvolver aqui uma atividade turística”. Por exemplo, “se quiserem comprar um barco novo para a pesca não há apoios neste programa, mas para ter um barco para fazer passeios para os turistas esses apoios já chegam”. A cabeça de lista adiantou também que a dragagem na Lagoa que está a preocupar os mariscadores pelas consequências que poderão ter na apanha de bivalves, mas sublinhou que é “fundamental que se faça e já vem tarde”, esperando queos prazos sejam cumpridos e que a dragagem tenha início em dezembro deste ano. Na passada semana a comitiva política do CDS do distrito de Leiria esteve na Lagoa de Óbidos a praticar kitesurf. Segundo Raquel Abecasis, a lagoa oferece excelentes condições e tem um grande potencial para a prática da modalidade, mas há que conseguir conciliar a atividade dos mariscadores com os praticantes”. A candidata disse que está a fazer uma campanha próximo das pessoas e que as principais queixas são “da enorme carga fiscal, preço dos combustíveis e falta de transportes públicos no distrito”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos