Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Atletas de alta competição da Escola Rafael Bordalo Pinheiro com resultados positivos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Existem 27 atletas de várias modalidades desportivas inscritos na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro que iniciaram as aulas na passada semana, abrangidos pelo projeto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola – UAARE, com o objetivo de conciliar sucesso escolar e desportivo.
Equipa específica de professores de várias áreas para prestar o acompanhamento direto e personalizado aos alunos

Caldas da Rainha foi o primeiro concelho do Oeste a receber uma UAARE, no passado ano letivo, envolvendo na altura 22 alunos. Os resultados positivos desta iniciativa justificam o reforço da aposta para este novo ano letivo, sendo que houve mais inscrições com dois novos estudantes oriundos da Madeira.

Os atletas/alunos de ensino básico e secundário a integrar a UAARE das Caldas praticam badminton, surf, ténis, atletismo, futebol, voleibol, dança desportiva, kickboxing, pentatlo moderno, râguebi, ginástica, futsal e lohan tao (sistema de defesa de artes marciais).

A reunião de apresentação com a presença dos alunos atletas e encarregados de educação decorreu no passado dia 19.

De acordo com a diretora do Agrupamento de EscolasRafael Bordalo Pinheiro,Maria do Céu Santos, os alunos que frequentaram o primeiro ano da UAARE neste estabelecimento de ensino conseguiram índices de sucesso dos estudantes/atletas (calculado através do número de disciplinas em que tiveram notas positivas) a rondarem os99%no final do ano letivo de 2018/2019. Além disso tiveram lugares no pódioem provas nacionais e internacionais. “Das 16 escolas UAARE de norte a sul do país, ficámos posicionados em 5º lugar. Para o primeiro ano do programa foi muito positivo”, salientou a diretora.

Conforme explicou a responsável, cada unidade tem um período de tempo reservado para que os alunos-atletas possam terapoio personalizado, requisitar a presença de um professor da disciplina que pretendem trabalhar para tirar dúvidas, recuperar matéria e preparar para testes e exames.

Segundo Maria Céu Santos, está alocada uma equipa específica de professores de várias áreas para prestar o acompanhamento direto e personalizado aos alunos.

Além disso, têm à disposição uma sala de estudo com via internet e com todos os materiais curriculares de apoio e uma plataforma online que permite que, mesmo estando em estágio ou competição, os alunos possam manter-se a par daquilo que os colegas de turma estão a aprender.

Para este novo ano letivo o Município das Caldas comprou mais material informático (software) no valor de 4 mil euros, com base no pedido do técnico da direção geral de educação, no âmbito das necessidades deste programa.

A vereadora do pelouro da educação, Maria João Domingos, destacou que este programa para atletas de alta competição é uma medida que tem como objetivo ajudar os alunos-atletas a conciliar as aulas e os treinos. “Estes alunos têm uma vida complicada”, apontou a autarca, descrevendo que “têm uma dupla jornada de trabalho, com horas de aulas e horas de treino por dia”, salientando que “também têm que arranjar tempo para conviver com os amigos”. Como sabe que estes alunos se deslocam para a escola e para os treinos várias vezes por dia a vereadora ofereceu a cada atleta um passe para o Toma (sistemas de transportes intraurbanos de Caldas da Rainha).

O professor que na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro tem sido o responsável por coordenar o projeto da UAARE, fazendo a ponte entre os professores curriculares e acompanhantes, bem como entre a escola e as instituições desportivas, é Manuel Nunes. Como irá aposentar-se, a nova coordenadora será a professora Alexandra Sampaio.

Manuel Nunes revelou que o primeiro ano do projeto foi “bastante positivo”, considerando que a taxa de aproveitamento escolar dos alunos integrados “superou as expetativas”. Neste novo ano letivo o programa tem mais alunos e ao contrário do que era esperado “são mais raparigas do que rapazes”. “São bons alunos e ótimos atletas e há aqui uma coincidência de processos mentais, motivacionais e físicos por parte deles, são pessoas metódicas com bons níveis”, apontou o professor, destacando o atleta Diogo Valela Daniel, que pratica a modalidade de Parabadminton e que eventualmente irá aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“O secundário é pesado e o que fazemos não é facilitar, mas sim coordenar as aulas e ajustar os conteúdos para que os alunos não sejam prejudicados”, salientou, Manuel Nunes, acrescentando que “toda a equipa envolvida neste projeto, incluindo os encarregados de educação, “são cúmplices para que que os alunos/atletas sejam mais felizes e se realizem quer na vertente desportiva como no ensino”.

A Escola Rafael Bordalo Pinheiro está assim a apoiar promissores atletas ao lado de cidades de várias cidades do país, incluindo a ilha da Madeira. A UAARE mais próxima do concelho já fica fora do Oeste, em Rio Maior.

Carolina dos Santos – Surf

“No ano passado correu muito bem. Estive fora no campeonato do mundo durante três semanas e quando regressei tive aulas para recuperar a matéria e a escola ajustou os testes. É uma mais valia porque como treino em Peniche durante o dia eles adaptam o meu horário e tenho apoio personalizado com os professores para tirar dúvidas ou recuperar matéria e preparar para testes e exames”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.