Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Inscrições para brincar

11 de Setembro, 2019
Depois de finalizado o recrutamento de três Guardiões do Brincar (voluntários que monitorizam e acompanham o grupo de crianças enquanto brincam) para as Caldas da Rainha, estão abertas agora as inscrições para as crianças pertencerem ao grupo de brincadores.
As crianças poderão fazer várias brincadeiras (foto Ricardo Graça)

A iniciativa é desenvolvida pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar. Todos os sábados, das 10h30 às 12h30 ou das 17h30 às 19h30, em local a confirmar, há um grupo que se junta para brincar de forma livre e espontânea na rua onde vive, durante duas horas. As crianças podem correr, saltar, construir casas para borboletas, transformar cartões em castelos ou foguetões, desenhar percursos com giz no chão ou fazer outras brincadeiras.

O projeto, cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children, surge como uma resposta ao panorama atual: Uma em cada três crianças em Portugal tem excesso de peso (com dados de sedentarismo alarmantes); as crianças passam, em média, duas horas e meia a quatro horas por dia em frente a ecrãs; 70% das crianças passa menos de uma hora por dia ao ar livre; Baixo nível de competências motoras, pessoais e sociais – autonomia, resolução de conflitos, responsabilidade, empatia, entre outros -, determinantes para o desenvolvimento saudável de uma criança.

A metodologia que permite que as crianças possam brincar na rua, de forma livre, em segurança, é destinada a crianças entre os 4 e os 12 anos.

Os voluntários que estão com as crianças passaram por um processo de recrutamento (currículo, entrevista e entrega de registo criminal) e formação. A Zona do Brincar (local onde o grupo de brincadores e guardiões se reúne para brincar) é atentamente avaliada pela equipa do Brincar de Rua, em parceria com o Município.

A inscrição custa 40 euros e é válida até junho de 2020. Inclui seguro de acidentes pessoais e aquisição de materiais de brincadeira para o grupo.

Mais informações no site www.brincarderua.pt.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Espaço AbraçAr-te abre portas

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, nº 56, em Mata de Porto Mouro, Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, abre portas com o espetáculo Raiz, numa criação de Daniel Seabra e Mafalda Gonçalves, e música de Miguel De.

FOLIO considerado “um ponto obrigatório no roteiro dos escritores”

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos regressou na passada quinta-feira às ruas da vila, numa edição dedicada a “O Outro”. O evento, que termina no próximo domingo e que conta com 175 autores e escritores presentes em 161 atividades, entre as quais 16 mesas de autor e debates, 23 concertos e 12 exposições, foi “o primeiro evento, desde o início da pandemia, que nos uniu à volta do que é o mais importante nas nossas vidas: a literatura”.

folio1

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386