Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Inscrições para brincar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de finalizado o recrutamento de três Guardiões do Brincar (voluntários que monitorizam e acompanham o grupo de crianças enquanto brincam) para as Caldas da Rainha, estão abertas agora as inscrições para as crianças pertencerem ao grupo de brincadores.
As crianças poderão fazer várias brincadeiras (foto Ricardo Graça)

A iniciativa é desenvolvida pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar. Todos os sábados, das 10h30 às 12h30 ou das 17h30 às 19h30, em local a confirmar, há um grupo que se junta para brincar de forma livre e espontânea na rua onde vive, durante duas horas. As crianças podem correr, saltar, construir casas para borboletas, transformar cartões em castelos ou foguetões, desenhar percursos com giz no chão ou fazer outras brincadeiras.

O projeto, cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children, surge como uma resposta ao panorama atual: Uma em cada três crianças em Portugal tem excesso de peso (com dados de sedentarismo alarmantes); as crianças passam, em média, duas horas e meia a quatro horas por dia em frente a ecrãs; 70% das crianças passa menos de uma hora por dia ao ar livre; Baixo nível de competências motoras, pessoais e sociais – autonomia, resolução de conflitos, responsabilidade, empatia, entre outros -, determinantes para o desenvolvimento saudável de uma criança.

A metodologia que permite que as crianças possam brincar na rua, de forma livre, em segurança, é destinada a crianças entre os 4 e os 12 anos.

Os voluntários que estão com as crianças passaram por um processo de recrutamento (currículo, entrevista e entrega de registo criminal) e formação. A Zona do Brincar (local onde o grupo de brincadores e guardiões se reúne para brincar) é atentamente avaliada pela equipa do Brincar de Rua, em parceria com o Município.

A inscrição custa 40 euros e é válida até junho de 2020. Inclui seguro de acidentes pessoais e aquisição de materiais de brincadeira para o grupo.

Mais informações no site www.brincarderua.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar