Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C

Inscrições para brincar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de finalizado o recrutamento de três Guardiões do Brincar (voluntários que monitorizam e acompanham o grupo de crianças enquanto brincam) para as Caldas da Rainha, estão abertas agora as inscrições para as crianças pertencerem ao grupo de brincadores.
As crianças poderão fazer várias brincadeiras (foto Ricardo Graça)

A iniciativa é desenvolvida pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar. Todos os sábados, das 10h30 às 12h30 ou das 17h30 às 19h30, em local a confirmar, há um grupo que se junta para brincar de forma livre e espontânea na rua onde vive, durante duas horas. As crianças podem correr, saltar, construir casas para borboletas, transformar cartões em castelos ou foguetões, desenhar percursos com giz no chão ou fazer outras brincadeiras.

O projeto, cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children, surge como uma resposta ao panorama atual: Uma em cada três crianças em Portugal tem excesso de peso (com dados de sedentarismo alarmantes); as crianças passam, em média, duas horas e meia a quatro horas por dia em frente a ecrãs; 70% das crianças passa menos de uma hora por dia ao ar livre; Baixo nível de competências motoras, pessoais e sociais – autonomia, resolução de conflitos, responsabilidade, empatia, entre outros -, determinantes para o desenvolvimento saudável de uma criança.

A metodologia que permite que as crianças possam brincar na rua, de forma livre, em segurança, é destinada a crianças entre os 4 e os 12 anos.

Os voluntários que estão com as crianças passaram por um processo de recrutamento (currículo, entrevista e entrega de registo criminal) e formação. A Zona do Brincar (local onde o grupo de brincadores e guardiões se reúne para brincar) é atentamente avaliada pela equipa do Brincar de Rua, em parceria com o Município.

A inscrição custa 40 euros e é válida até junho de 2020. Inclui seguro de acidentes pessoais e aquisição de materiais de brincadeira para o grupo.

Mais informações no site www.brincarderua.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado domingo, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições que permitam assumir as suas escolhas perante a sociedade.

marcha1

Palestra sobre as transformações da família

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

familia 1