Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C

Ex-chefe militar da ETA confessou atividade terrorista em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ex-chefe militar da ETA Mikel Kabikoitz Carrera Sarobe reconheceu em tribunal, na passada segunda-feira, que coordenou a transferência em 2010, numa furgoneta, de armas e explosivos da França para a base da organização terrorista basca em Óbidos, noticiou a agência Lusa.

A viatura acabou por ser interceptada pela Guarda Civil a 9 de Janeiro de 2010 em Samora, cidade espanhola a 55 quilómetros de Miranda do Douro, tendo o etarra conhecido como “Ata” sido detido alguns meses depois, em Maio, num apartamento em Bayona (França).

Segundo a agência Efe, no julgamento, que começou esta segunda-feira na Audiência Nacional, um tribunal espanhol especial que trata de crimes contra o Estado, “Ata” confessou a sua participação na transferência das armas e outros artefactos para o fabrico de engenhos explosivos para a base logística da organização no Casal da Avarela, em Óbidos.

O ex-dirigente da ETA já foi condenado a duas penas de prisão perpétua em França, a última delas pela morte, em março de 2010, de um polícia francês, considerada a última vítima da organização terrorista basca. As autoridades francesas concordaram com a sua transferência temporária para Espanha para comparecer no julgamento.

Na sessão de segunda-feira, o procurador, nas suas conclusões provisórias, pediu a condenação do réu a 13 anos de prisão pelo crime de armazenamento e transporte de armas, munições e substâncias explosivas e inflamáveis e outro de falsificação de documentos para fins terroristas.

A ETA foi fundada em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, e fez uma série de atentados em Espanha e em França em nome da independência do País Basco espanhol e francês, assim como da região espanhola de Navarra. A organização terrorista renunciou à violência em 2011 e entregou em 2017 o que assegurou serem as suas últimas armas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ciclista de equipa de Ribafria ganha título nacional

Decorreram no passado fim-de-semana, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de contrarrelógio individual e fundo master´s. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

ribafria 1

Patinagem artística da Casa do Benfica em 3º lugar em torneio distrital

A Secção de Patinagem Artística da Casa do Benfica de Caldas da Rainha esteve presente no passado fim de semana no Torneio Mix – Great, organizado pela Associação de Patinagem de Leiria com a colaboração do clube Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.

benfica

“Dia do Xadrez” no La Vie

No dia 25 de junho realizou-se no Centro Comercial La Vie, nas Caldas da Rainha, o "Dia do Xadrez", com aulas abertas de xadrez, a primeira apresentação pública do livro "Ensinamentos de Xadrez", de José Cavadas e Torneio Aberto de Xadrez La Vie, ganho por Paul Avramescu (Associação Peão Cavalgante/Arneirense).

xadrez 1