Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C
Curadores, programadores culturais e artistas vindos de várias partes do mundo

Revolution Hope Imagination passa por Óbidos em setembro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Revolution Hope Imagination (RHI) é uma iniciativa que pretende criar um diálogo entre a Arte e os Negócios, a Cultura e o Turismo e trazer essa discussão para Portugal através de uma semana de talks, workshops e espetáculos por todo o país, reunindo curadores, programadores culturais e artistas vindos de várias partes do mundo. Em Óbidos acontece a 15 e 16 de setembro.
O Revolution Hope Imagination (RHI) que passa por Óbidos é uma iniciativa que pretende criar um diálogo entre a Arte e os Negócios, a Cultura e o Turismo

O projeto vai continuar ativo através de uma plataforma online que vai garantir a sustentabilidade dos objetivos da iniciativa, criando redes nacionais e, ao mesmo tempo, abrindo portas para a internacionalização dos artistas portugueses.

Este diálogo mundial terá lugar em Portugal entre 14 e 21 de setembro e passará por Lisboa, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Óbidos, Guimarães, Leiria, Alcobaça, Évora, Vidigueira, Loulé e Funchal. Através da plataforma – que acaba de ser lançada e que pode ser vista em www.rhi-think.com – será possível, depois de setembro, fazer o booking de espetáculos portugueses e vai permitir já que agentes turísticos possam fazer o mesmo para os seus clientes que venham a Portugal.

A iniciativa parte de Ana Ventura Miranda, na data em que se assinalam oito anos do Arte Institute, projeto que criou para promover a cultura e arte de Portugal em Nova Iorque. “Com o Arte Institute criámos as redes mundiais que temos hoje para chegar a estes programadores e curadores, as redes de escolas e organizações mundiais para criar o programa educacional e a rede para depois internacionalizar os projetos que iremos selecionar do call for artists, lançado agora pelo RHI”, conta Ana Ventura Miranda. “Mas acima de tudo, aprendemos nestes oito anos que é possível fazer muito quando há vontade e que a sociedade civil pode e deve ter uma voz na construção do país. Esta é sem dúvida uma das premissas do RHI”, afirma a mentora do projeto.

Os curadores e programadores do RHI são nomes reconhecidos das artes em Portugal como José Luís Peixoto, Afonso Cruz, John Gonçalves, Ivo Canelas, Marta de Menezes, Paula Abreu, Pedro Varela e Nuno Bernardo, entre outros.

Segundo Ana V. Miranda os objetivos deste projeto são dar ferramentas aos artistas para que possam ter outro posicionamento na sociedade e na sua relação com o financiamento, propondo outras modalidades e modelos de negócio, criar ligações entre o turismo e a cultura, e trazer para Portugal esta aproximação ao modelo cultural americano. “É importante que Portugal comece a ser visto como um destino cultural turístico. É essencial criar redes internas no país entre artistas, produtores e agentes culturais através de uma descentralização pelo país e trazer mais programadores a Portugal para que conheçam os artistas e a cultura contemporânea portuguesa, explica Ana Miranda. “Através da plataforma online com vários projetos multidisciplinares, queremos apresentar uma montra da cultura contemporânea portuguesa, que abra também mais portas para a internacionalização”, assume a fundadora.

Programa

A iniciativa em Óbidos terá lugar no auditório Municipal Casa da Música com o seguinte programa: 15 de setembro – 17h00 – Colaborações entre Portugal e Tailândia

Literatura e Arte com a escritora tailandesa Prabda Yoon e cofundadora da WTF Bangkok Miss Somrak Sila; 18h00 – Porto, NY – Este projeto visa submergir o público, além dos lugares comuns e da estética óbvia, em um ponto de encontro entre duas cidades: Porto e Nova Iorque. A imagem do cartão postal é desconstruída em benefício de uma compreensão sensorial e multitemporal de dois espaços simultâneos, como uma tentativa de desafiar o impulso da vista panorâmica, optando por leituras pluralistas em constante diálogo entre si. O título Porto, NY – código postal para um endereço imaginário – refere-se a um espaço onipresente no qual vários idiomas, geografias e símbolos são integrados em um relacionamento holístico que questiona e desvenda as nuances de ambos os locais, culminando na sua fusão e permitindo uma universalidade dos sentidos. Porto-NY, como metonímia de Portugal-EUA, é a conceção surreal de uma topografia da memória, onde as fronteiras se diluem em sensações.

A apresentação será composta por um concerto de filme, com sons e poesia pré-gravados, composição musical espontânea de Renato Diz, filme pré-editado e edição de vídeo ao vivo de Pedro Marnoto. Software criado para o espetáculo de Pedro Veloso, poesia gravada em inglês por Maria Quintanilla e assistência de filmagem por Hugo Marques.16 de setembro: 11h30 – Exposição “The Wrong House Project” em Óbidos. É uma exposição interativa em que os participantes são convidados a desenhar o que eles imaginavam ser a “casa errada”. Este projeto começou em Nova Iorque em fevereiro de 2019 e é inspirado no texto do escritor Gonçalo M. Tavares, “Sobre o erro e o risco”. 12h00 – Workshop de Dança com Marta Coutinho- Uma hora para descobrir diferentes movimentos que o nosso corpo pode criar a partir de tudo um pouco: movimentos do dia-a-dia, danças do mundo, desenhos, ritmos e dinâmicas variados, objetos, histórias, ideias “espalhafatosas”, gargalhadas e por aí fora…Dancemos!13h00 – almoço em Óbidos para mostrar a vila, os seus programas e espaços culturais 15h00 – Projeto RHI_Educação: Leituras de textos sobre rinocerontes para alunos do ensino fundamental. Textos escritos por Afonso Cruz e José Luís Peixoto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1