Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Politécnico de Leiria leva meia centena de jovens à descoberta do Mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Politécnico de Leiria levou, no passado dia 2 de setembro, meia centena de jovens à descoberta do Mar na 10.ª edição da Academia de Verão Semana Tanto Mar, que decorre em Peniche entre os dias 2 e 7 de setembro. São jovens do ensino secundário oriundos de todo o País que, de forma totalmente gratuita, numa organização da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, da Fórum Estudante e da Câmara Municipal de Peniche, vão poder conhecer o valor estratégico do Mar, em todas as suas vertentes, com atividades ligadas à investigação científica, ao desporto, à economia, ao turismo e à história

“É com o maior orgulho que a ESTM e o Politécnico de Leiria participam mais uma vez na organização da Semana Tanto Mar, uma Academia que quer despertar o interesse dos jovens para a as atividades ligadas ao mar, em vertentes tão diversas como a cultura, a história, a economia, o desporto e a ciência. São já dez anos de história em que, ano após ano, o interesse cresce e vamos conquistando a atenção destes e de outros jovens em todo o País para este enorme capital de que dispomos, e em que vale a pena apostarem no seu futuro”, sublinha Sérgio Leandro, subdiretor da ESTM.

A chegada a Peniche aconteceu a 2 de setembro, depois de uma visita ao Oceanário de Lisboa durante a manhã, e a primeira atividade em que participaram foi um peddy-paper por Peniche que lhes permitiu conhecer a história e a cultura local.

A palestra sobre a Reserva da Biosfera da UNESCO, que foi uma antevisão da atividade agendada para o dia 3 que é uma viagem à Reserva da Biosfera das Berlengas, com direito a passeio pela ilha, visita ao farol e batismos de mergulho.

Como em Peniche Mar é também sinónimo de Desporto, na praia da Cova da Alfarroba, os estudantes serão desafiados a testar as suas capacidades numa aula de surf, e vão visitar o Centro de Alto Rendimento de Surf, com um momento de interação com alguns dos surfistas residentes. Neste dia, decorrerá ainda um workshop com o apoio do ISN (Instituto de Socorros a Náufragos).

A Economia do Mar estará também em destaque nesta Academia de Verão, com uma visita à empresa Docapesca e ao Festival Sabores do Mar e, no âmbito da Investigação Científica, vão conhecer os projetos desenvolvidos no centro de investigação CETEMARES – MARE-IPLeiria e realizar algumas atividades relacionadas com cada um deles.

O quinto dia de atividades terá São Martinho do Porto e a Lagoa de Óbidos como cenário, e atividades aquáticas e birdwatching como propostas. À noite realiza-se a Grande Gala Semana Tanto Mar, com a presença de 50 participantes em edições passadas desta Academia como forma de assinalar o seu 10.º aniversário.

A Semana Tanto Mar 2019 conta com o apoio dos municípios de Alcobaça, Óbidos e Caldas da Rainha, mas também de organismos e empresas como Marinha Portuguesa, Docapesca, Peniche Surfing Club, Haliotis, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Viamar, Oceanário de Lisboa e Clube Náutico de São Martinho do Porto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa