Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Politécnico de Leiria com as maiores conferências mundiais na área de produtos naturais marinhos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Politécnico de Leiria trouxe pela primeira vez a Portugal o evento que congrega o XVI Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos (MaNaPro) e o XI Congresso Europeu de Produtos Naturais Marinhos (ECMNP), duas mais importantes conferências mundiais na área dos produtos naturais marinhos. O evento iniciou a 1 de setembro e termina a 5 de setembro, em Peniche, e conta com a participação de mais de 220 investigadores de 35 países, provenientes de todos os continentes.

O XVI MaNaPro & XI ECMNP acontece como conferência conjunta pela segunda vez na história dos congressos, tem o alto patrocínio do Presidente da República e é uma coorganização do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – Politécnico de Leiria, do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto, e da UCIBIO – Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa.

“Quando pensamos no elevado potencial do oceano e dos seus recursos naturais no âmbito da biotecnologia dos recursos marinhos, comumente designada por “blue economy”, os produtos naturais marinhos são, muito provavelmente, uma das maiores oportunidades para gerar valor económico e soluções para vários problemas societais, nomeadamente na área da saúde, onde a descoberta de novos fármacos tem um papel incontornável”, afirma Rui Pedrosa, um dos “chairs” do congresso e presidente do Politécnico de Leiria.

“Neste congresso internacional estamos a juntar em Portugal os principais investigadores internacionais nesta área onde serão partilhadas novas descobertas e onde novos projetos e desafios globais conjuntos vão seguramente nascer. Este congresso afirma o potencial de Portugal na área da ciência e tecnologia do mar, onde o Politécnico de Leiria tem uma escola superior (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), uma infraestrutura científica (CETEMARES) e uma unidade de investigação classificada com excelente (MARE-IPLeiria) pela FCT”, sublinha. Rui Pedrosa.

O Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos (MaNaPro) realizou-se pela primeira vez em 1975 na cidade de Aberdeen, na Escócia, e a Conferência Europeia sobre Produtos Naturais Marinhos (ECMNP) ocorreu pela primeira vez em 1997 em Atenas, na Grécia. O MaNaPro e o ECMNP têm frequências trienais e bienais, respetivamente. O primeiro congresso conjunto do MaNaPro e ECMNP realizou-se em 2013 na Galiza, Espanha.

Os encontros do MaNaPro e do ECMNP têm como foco principal diferentes aspetos da química marinha, como a ecologia, a biossíntese, a biologia química, a descoberta e desenvolvimento de fármacos e a biotecnologia marinha, entre outros. Nos últimos 44 anos, foram realizadas 16 edições do MaNaPro e 11 edições do ECMNP em mais de 12 países.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.