Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
21° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Detetada vespa asiática nas Caldas e São Martinho do Porto

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de ser detetada em Lisboa, a Vespa asiática chegou à região Oeste. Um Ninho foi encontrado e eliminado num alpendre do jardim de uma residência particular em São Martinho do Porto.
Um Ninho foi encontrado e eliminado num alpendre do jardim de uma residência particular em São Martinho do Porto

De acordo com uma publicação feita no facebook, o inseto foi visto também no Campo, nas Caldas da Rainha.

Esta espécie invasora, originária do sudeste asiático, entrou em Portugal pelo Norte, em 2011, e desde então tem vindo a migrar para sul.

Plano de Ação para a vigilância e controlo da vespa velutina

Segundo comunicação do município, foi verificada, ainda a presença da vespa velutina (asiática) no concelho de Torres Vedras, tendo sido identificado e localizado um ninho desta espécie. A identificação decorreu na sequência de um alerta feito por um munícipe residente na localidade de Ameal, que detetou o ninho num alpendre do seu quintal.

O gabinete de imprensa da Câmara das Caldas, através do Serviço Municipal de Proteção Civil enviou um comunicado de um Plano de Ação para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal.

Segundo a nota enviada, a Vespa Asiática (Vespa velutina nigrithorax) é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera).

Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar, na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas. A presença deste inseto para a saúde pública, não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados “reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros”.

Relativamente à destruição dos ninhos, devem seguir-se as orientações do plano de ação e usar equipamentos de proteção. Nunca se deve usar armas de fogo, pois só destrói parcialmente o ninho e contribui para a dispersão das vespas.

A vespa-asiática pode afetar o bem-estar e a segurança das pessoas. Caso se sintam ameaçadas podem reagir de forma agressiva para o ser humano. Por fim, como é uma espécie invasora, pode originar impactos significativos na biodiversidade.

Segundo o comunicado em caso de presença de ninho suspeito no território do Município deverá ser feito o contacto para o serviço municipal de proteção civil das Caldas da Rainha pelos seguintes contactos: 262 240 000 ou 92 666 34 90 e/ou contactar a linha SOS Ambiente (808 200 520).

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina nigrithorax (Asiática) poderá também ser comunicada através do portal www.sos.vespa.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos