Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Caldas da Rainha e as suas geminações

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Acredito que o comum dos caldenses não saiba que o seu concelho é geminado com diversas cidades. Perth Amboy (Nova Jérsei, Estados Unidos); Badajoz (Estremadura, Espanha); Le Raincy (Seine-Saint-Denis, França); Huambo (Angola); Poços de Caldas (Minas Gerais, Brasil); Santo Amaro da Imperatriz (Santa Catarina, Brasil); e Figueiró dos Vinhos (Portugal), são os burgos que, com Caldas da Rainha, têm uma relação formal de proximidade.

O que significa “geminação”? Trata-se de um “conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, económico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação”.

É muito comum que essas cidades gémeas, geminadas ou irmãs, tenham características semelhantes, seja no foro demográfico, seja nas relações históricas. É habitual, também, que esses lugares realizem uma série de tratados de entreajuda política, social e económica.

Esse conceito foi encetado na Europa Medieval, por volta de 836 AD, aquando da geminação de Paderbom (Alemanhã) com Le Mans (França). Depois, já em 1905, a britânica Keighley, West Yorkshire, entrou em acordo com as francesas Puteaux e Suresnes.

Um novo impulso foi dado no pós-Segunda Guerra Mundial, exatamente como meio de promover o congraçamento e a paz em todas as fronteiras.

Foi graças ao estímulo dado por Dwight David Eisenhower (1890-1969), presidente dos Estados Unidos da América durante a Guerra Fria, que – com o propósito de fomentar o intercâmbio cultural, tecnológico e económico – a ideia da geminação entre localidades se propagou com volúpia.

Articulando localmente: Caldas da Rainha deveria possuir, no seu marco zero (será que os caldenses sabem onde está localizado?), de modo visível, uma placa sinalizadora que indicasse a direção e a distância que possui relativamente a cada uma dessas cidades. Poderia, também, publicar um livro (a ser disponibilizado gratuitamente pela autarquia) que explanasse sobre cada uma das suas geminações.

Uma outra ideia, também simples de realizar, seria a de perfazer, através da vereação da Educação, um protocolo com todas as escolas do concelho, no sentido de incluir nos currículos um conjunto de aulas sobre cada uma daquelas localidades. Deste modo, as crianças caldenses poderiam aprender a valorizar a geminação, das cidades e vilas, como fatores de aprimoramento das relações de intercâmbio e cooperação, bem como estreitar vínculos de respeito e admiração para com o próximo.

Envolver os cidadãos, nas relações de vicinalidade entre as cidades-irmãs, será um meio de incentivar o desenvolvimento dos agentes económicos, sociais e culturais das comunidades, apelando, inclusive, para um maior exercício de cidadania, e concorrendo com o fortalecimento de inúmeros valores fundamentais para o progresso de cada região.

Será que Caldas da Rainha já participou de algum Congresso das Cidades Geminadas? Será que está a par do que são os incentivos para a expansão das “Cidades do Saber”? Será que tem noção da existência das Estrelas D’Ouro das Geminações?

Sensibilizar, promover, contribuir, fortalecer, pensar, implicar, desenvolver e perspetivar, são as palavras mais importantes quando se fala em geminação de cidades. Caldas da Rainha precisa, e deve, efetuar exercícios de cidadania e democracia, ativando e envolvendo os cidadãos no conjunto de cidades-irmãs existentes, pelo bem comum e pelo futuro, visando, principalmente, o entendimento de si própria, para dar-se a conhecer posterior e positivamente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto