Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
16° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C

VerãoSão colocou São Martinho no mapa da diversão em agosto

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Terminou o VerãoSão que na sua primeira edição, que decorreu de10 e 25 de agosto, animou mais de oito mil pessoas em São Martinho do Porto.
Foram dez noites de pura diversão, num VerãoSão, com várias festas temáticas

Numa tenda, montada no campo Concha Azul, junto ao parque de campismo Colina do Sol, foram dez noites de pura diversão, num VerãoSão com várias festas temáticas, e que recebeu grandes nomes da música eletrónica, sendo um evento do concelho de Alcobaça no mês de agosto.

Além das festas o VerãoSão, também dinamizou outras atividades diurnas na praia de São Martinho do Porto, como a regata tradicional 15 de agosto, remo de mar, regata de botes a remo, torneio de padel, VIII Festival do Caracol, XII Open Water-travessia da baía a nado, 1ª Corrida Coparias, encontro de barcos tradicionais, torneio de futsal, o Abraço à Baía, entre outros.

Dando continuidade a uma tradição em São Martinho, o projeto VerãoSão criou uma t-shirt, onde 25% dos lucros da venda das mesmas irão reverter a favor dos bombeiros da vila que “nos ajudaram bastante” e o restante foi utilizado para o “financiamento dos restantes eventos”.

A associação VerãoSão sem fins lucrativos, foi criada por quatro jovens, com idades entre os22 e os 26 anos, que se juntaram para dar uma nova vida à vila de São Martinho do Porto. Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, os jovens explicaram que “à menos de quatro meses sentámo-nos pela primeira vez para falar de um tema que há anos nos deixava desconfortáveis, o verão de São Martinho, estava a morrer, e alguém tinha de fazer isso mudar”.

Desde esse dia que Duarte Ribeiro Soares, Kiko Rasquilha, Kiko Ribeirinho e Miguel Veiga Teixeira, começaram a trabalhar para que o “impossível fosse possível, com a ajuda de muita gente, muitos amigos, tios e conhecidos, criámos e juntámos os nossos conhecimentos em eventos e comunicação ao gigante amor à camisola, para trazer de volta o verão dos nossos e dos vossos sonhos”.

Depois de vários anos de festas e noites entre amigos, na Foz do Arelho e Salir do Porto, como o Caldas Summer Sessions que não avançou com a edição 2019, por falta de apoio da Câmara das Caldas, a associação VerãoSão não se quer associar “a nenhum evento anterior”.

No entanto, os jovens referiram que o facto do Caldas Summer Sessions não se ter realizado, “influenciou na nossa decisão de arrancar com o projeto, que queremos que seja mais do que as festas”. “A autarquia de Alcobaça foi a nossa escolha, uma vez que é a que abrange a vila de São Martinho”, declararam os jovens.

A Câmara de Alcobaça viabilizou e apoio todo o projeto, “apesar de ter sido muito em cima da data e os meios serem bastante limitados”, explicaram.

A tenda montada no campo Concha Azul, foi segundo os jovens, “uma sugestão dada pelo presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, que nos pareceu bastante viável, queríamos um local dentro de São Martinho que tivesse dimensão para acolher toda gente e condições para fazer um bom evento”.

Apesar dos quatro jovens não residirem em São Martinho do Porto (3 são de Lisboa e um de Elvas), tem fortes ligações à localidade onde sempre passaram férias com a família. Os responsáveis vão agora “fazer o balanço desta primeira edição”, mas, mostraram já vontade de voltar em agosto com o VerãoSão 2020, com “mais e melhores iniciativas”.

Contactada pelo JORNAL DAS CALDAS, a vereadora responsável pelo pelouro da cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva destacou o projeto que “animou e trouxe vida ao verão de São Martinho do Porto”. “É de louvar estes jovens que apesar de não serem de São Martinho têm laços efetivos com a localidade e investiram no território, promovendo várias atividades diurnas e noturnas”.

laços efetivos com a localidade e investiram no território, promovendo várias atividades diurnas e noturnas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Grande Prémio de Atletismo “Corre Cadaval”

Realiza-se no dia 2 de julho a 1ª Edição do Grande Prémio de Atletismo “Corre Cadaval”, evento que se desdobra em Prova Juvenil e Prova de Honra, desenrolando-se em sistema de circuito na vila do Cadaval.

A-dos-Negros celebra 419 anos

A Junta de Freguesia de A-dos-Negros comemora no próximo domingo o Dia da Freguesia, assinalando o 419º aniversário.

Bandas no Parque

O Parque das Bicicletas do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, acolhe durante o mês de julho a iniciativa Bandas no Parque, no âmbito do Caldas Anima.