Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
União das Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório

Lançamento do Boletim Informativo com o tema “Eco-freguesia”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Eco-freguesia” é o tema do boletim da União das Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que foi lançado no domingo, 25 de agosto, na Frutos.
Vítor Marques destacou as políticas ambientais da União de Freguesias e revelou que vão construir um novo Parque na Cidade, entre a linha de água junto à EDP

Ambiente, tema central, da décima segunda edição do boletim informativo, que tem uma tiragem de duas mil revistas feitas em papel reciclado está a ser distribuída gratuitamente e pretende informar os habitantes sobre as novidades da freguesia. Uma delas é o facto da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, ser a primeira freguesia do concelho das Caldas da Rainha, a receber a bandeira verde Eco-Freguesias XXI das mãos da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental. “Ao longo do ano promovemos reuniões com a Quercus e comprometemo-nos de usar Glifosato. Desenvolvemos, também, diversas ações de sensibilização nas escolas do primeiro ciclo, plantámos árvores e arbustos no Parque D. Carlos I, na Mata e em outros espaços da freguesia e colocámos ninhos para chapins”, disse, o presidente da União de Freguesias, Vítor Marques.

“A União de Freguesias Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, obteve 66% nos parâmetros que avaliavam o desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado e que contribuem para a transformação no sentido de uma comunidade mais sustentável”, revelou, o autarca.

Construção de novo parque na cidade das Caldas

“Acreditamos que este Boletim Informativo anual que é habitual ser lançado em agosto seja um elo de aproximação entre o executivo e a população, e que contribua para que todos os habitantes da freguesia se sintam informados acerca da nossa atividade”, ilustrou o presidente. “A revista dá também a voz aos partidos que estão na Assembleia de Freguesia sempre no sentido de poderem apresentar as suas opiniões”, adiantou, Vítor Marques.

Na cerimónia de lançamento do Boletim o autarca revelou que no futuro vão continuar a desenvolver atividades ligadas à sustentabilidade. “Neste momento, estamos em fase de projeto de novos espaços verdes na Fanadia, Avenal, Casais São Jacinto e um novo Parque na cidade, entre a linha de água junto à EDP e à ESAD.CR. num terreno bastante grande que passou para o Município”, também perto dos prédios que estavam abandonados e que estão agora a ser recuperados”, revelou, o autarca.

“Temos também na Mata e no Parque, um projeto em curso, com especial atenção para o uso de plantas autóctones”, adiantou, Vítor Marques.

Em setembro vão construir na Mata um viveiro com duas mil árvores pequenas que foram oferecidas pela Altri-Florestal, para depois poder transpor para outros espaços da freguesia. Vão também tentar através da Floresta Comum candidatarem-se à possibilidade de obter mais plantas e arvores com o intuito de manter “este perfil do ambiente o grande tema da UniãodasFreguesiasde Caldas da Rainha -Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório”, salientou, o presidente.

O Boletim Informativo teve o custo de 2500 euros. A revista de 2018 teve como tema “a cerâmica”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ordenação sacerdotal do frei Márcio Carreira 

O frei Márcio Carreira, natural de Tornada, nas Caldas da Rainha, será ordenado padre no dia 3 de julho, pelas 16h00, na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. No dia 17, pelas 15h30, celebrará a sua missa nova no adro da Igreja Paroquial de Tornada, seguida de jantar de partilha e de convívio no Grupo Desportivo Recreativo de Tornada, para o qual a população está convidada. 

frei

Grande Prémio de Atletismo “Corre Cadaval”

Realiza-se no dia 2 de julho a 1ª Edição do Grande Prémio de Atletismo “Corre Cadaval”, evento que se desdobra em Prova Juvenil e Prova de Honra, desenrolando-se em sistema de circuito na vila do Cadaval.

A-dos-Negros celebra 419 anos

A Junta de Freguesia de A-dos-Negros comemora no próximo domingo o Dia da Freguesia, assinalando o 419º aniversário.