Ambiente, tema central, da décima segunda edição do boletim informativo, que tem uma tiragem de duas mil revistas feitas em papel reciclado está a ser distribuída gratuitamente e pretende informar os habitantes sobre as novidades da freguesia. Uma delas é o facto da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, ser a primeira freguesia do concelho das Caldas da Rainha, a receber a bandeira verde Eco-Freguesias XXI das mãos da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental. “Ao longo do ano promovemos reuniões com a Quercus e comprometemo-nos de usar Glifosato. Desenvolvemos, também, diversas ações de sensibilização nas escolas do primeiro ciclo, plantámos árvores e arbustos no Parque D. Carlos I, na Mata e em outros espaços da freguesia e colocámos ninhos para chapins”, disse, o presidente da União de Freguesias, Vítor Marques.
“A União de Freguesias Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, obteve 66% nos parâmetros que avaliavam o desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado e que contribuem para a transformação no sentido de uma comunidade mais sustentável”, revelou, o autarca.
Construção de novo parque na cidade das Caldas
“Acreditamos que este Boletim Informativo anual que é habitual ser lançado em agosto seja um elo de aproximação entre o executivo e a população, e que contribua para que todos os habitantes da freguesia se sintam informados acerca da nossa atividade”, ilustrou o presidente. “A revista dá também a voz aos partidos que estão na Assembleia de Freguesia sempre no sentido de poderem apresentar as suas opiniões”, adiantou, Vítor Marques.
Na cerimónia de lançamento do Boletim o autarca revelou que no futuro vão continuar a desenvolver atividades ligadas à sustentabilidade. “Neste momento, estamos em fase de projeto de novos espaços verdes na Fanadia, Avenal, Casais São Jacinto e um novo Parque na cidade, entre a linha de água junto à EDP e à ESAD.CR. num terreno bastante grande que passou para o Município”, também perto dos prédios que estavam abandonados e que estão agora a ser recuperados”, revelou, o autarca.
“Temos também na Mata e no Parque, um projeto em curso, com especial atenção para o uso de plantas autóctones”, adiantou, Vítor Marques.
Em setembro vão construir na Mata um viveiro com duas mil árvores pequenas que foram oferecidas pela Altri-Florestal, para depois poder transpor para outros espaços da freguesia. Vão também tentar através da Floresta Comum candidatarem-se à possibilidade de obter mais plantas e arvores com o intuito de manter “este perfil do ambiente o grande tema da UniãodasFreguesiasde Caldas da Rainha -Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório”, salientou, o presidente.
O Boletim Informativo teve o custo de 2500 euros. A revista de 2018 teve como tema “a cerâmica”.
0 Comentários