Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
União das Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório

Lançamento do Boletim Informativo com o tema “Eco-freguesia”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Eco-freguesia” é o tema do boletim da União das Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que foi lançado no domingo, 25 de agosto, na Frutos.
Vítor Marques destacou as políticas ambientais da União de Freguesias e revelou que vão construir um novo Parque na Cidade, entre a linha de água junto à EDP

Ambiente, tema central, da décima segunda edição do boletim informativo, que tem uma tiragem de duas mil revistas feitas em papel reciclado está a ser distribuída gratuitamente e pretende informar os habitantes sobre as novidades da freguesia. Uma delas é o facto da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, ser a primeira freguesia do concelho das Caldas da Rainha, a receber a bandeira verde Eco-Freguesias XXI das mãos da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental. “Ao longo do ano promovemos reuniões com a Quercus e comprometemo-nos de usar Glifosato. Desenvolvemos, também, diversas ações de sensibilização nas escolas do primeiro ciclo, plantámos árvores e arbustos no Parque D. Carlos I, na Mata e em outros espaços da freguesia e colocámos ninhos para chapins”, disse, o presidente da União de Freguesias, Vítor Marques.

“A União de Freguesias Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, obteve 66% nos parâmetros que avaliavam o desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado e que contribuem para a transformação no sentido de uma comunidade mais sustentável”, revelou, o autarca.

Construção de novo parque na cidade das Caldas

“Acreditamos que este Boletim Informativo anual que é habitual ser lançado em agosto seja um elo de aproximação entre o executivo e a população, e que contribua para que todos os habitantes da freguesia se sintam informados acerca da nossa atividade”, ilustrou o presidente. “A revista dá também a voz aos partidos que estão na Assembleia de Freguesia sempre no sentido de poderem apresentar as suas opiniões”, adiantou, Vítor Marques.

Na cerimónia de lançamento do Boletim o autarca revelou que no futuro vão continuar a desenvolver atividades ligadas à sustentabilidade. “Neste momento, estamos em fase de projeto de novos espaços verdes na Fanadia, Avenal, Casais São Jacinto e um novo Parque na cidade, entre a linha de água junto à EDP e à ESAD.CR. num terreno bastante grande que passou para o Município”, também perto dos prédios que estavam abandonados e que estão agora a ser recuperados”, revelou, o autarca.

“Temos também na Mata e no Parque, um projeto em curso, com especial atenção para o uso de plantas autóctones”, adiantou, Vítor Marques.

Em setembro vão construir na Mata um viveiro com duas mil árvores pequenas que foram oferecidas pela Altri-Florestal, para depois poder transpor para outros espaços da freguesia. Vão também tentar através da Floresta Comum candidatarem-se à possibilidade de obter mais plantas e arvores com o intuito de manter “este perfil do ambiente o grande tema da UniãodasFreguesiasde Caldas da Rainha -Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório”, salientou, o presidente.

O Boletim Informativo teve o custo de 2500 euros. A revista de 2018 teve como tema “a cerâmica”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos