Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C

Jovens voluntários voltaram a recupera casas em Óbidos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Trinta e dois jovens voluntários de todo o país e dois mestres de obra, estiveram durante dez dias, a recuperar casas degradadas de famílias carenciadas do concelho de Óbidos, no âmbito de uma parceria entre o município e a associação Just a Change.
Os voluntários do “Just a Change” a recuperar casas degradadas de famílias carenciadas do concelho de Óbidos

A Câmara de Óbidos através do seu Programa Re-Habitar, tal como aconteceu em anos anteriores, voltou a organizar um campo de voluntariado em Óbidos, que decorreu de 15 a 26 de agosto, onde foram reabilitadas mais quatro habitações de famílias com necessidades especiais. Durante o período em que estiveram a trabalhar, os jovens ficaram instalados no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras.

A Autarquia assegurou este ano, segundo o vereador José Pereira “um investimento de 30 mil euros nos materiais necessários à reabilitação” das habitações, localizadas nas localidades da Areirinha, Sobral da Lagoa, Vau e na praia D’el Rey. Uma das habitações foi reabilitada com o apoio da Associação Salvador, uma vez que é pertença de uma pessoa com mobilidade reduzida.

Também as juntas de freguesia, apoiaram a iniciativa, garantindo o apoio logístico e as refeições.

Durante 11 dias, os jovens arranjaram telhados, paredes, renovaram fachadas, pintaram, fizeram tetos falsos e até criaram casas de banho, possibilitando melhores condições de habitabilidade e qualidade de vida a agregados familiares com comprovada carência económica.

“A casa que deu mais trabalho foi a de Sobral da Lagoa, porque houve vários imprevistos a nível estrutural que tivemos que corrigir e retificar”, disse, o voluntário, Pedro Frade que é de Lisboa. “Já estive como voluntário num campo em Arganil em Tondela e foi em Óbidos o campo com melhores condições e apoio”, revelou o jovem.

O vereador, recorda que desde 2016 foram recuperadas 20 habitações, numa média de cinco por cada ano, e em que as intervenções se têm repartido por todas as freguesias do concelho.

Os jovens estiveram em Óbidos pela mão da Just a Change, uma associação sem fins lucrativos que reabilita no país casas de pessoas carenciadas, “tendo como principal objetivo a luta contra a pobreza habitacional em Portugal, mobilizando todos os recursos necessários à execução de obras, nomeadamente através da mobilização de jovens voluntários”, referiu, o autarca.

José Pereira destacou a importância deste projeto que tem feito possível manter cada um dos “beneficiários nos seus espaços próprios, criar condições dignas de habitabilidade, promover laços de partilha e integração com a família e comunidade”. “Conseguimos não só reabilitar a parte física das habitações e permitir que os beneficiários tenham uma maior dignidade habitacional, mas temos aqui uma interação entre voluntários de diversas áreas dos cursos que estão a tirar, com os utentes, criando aqui uma vertente emocional”, adiantou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1