Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C

Freguesias do concelho homenageadas no aniversário da elevação das Caldas a cidade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada segunda-feira, dia 26 de agosto, dia esse em que se comemorou o 92º aniversário da elevação das Caldas da Rainha a cidade, foram apresentados à população os 12 mastros com as bandeiras dos brasões de cada uma das 12 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, que estão colocados na avenida da Praça da Universidade. Esta iniciativa, que serve para homenagear todas as freguesias que contribuiram para a passagem de vila a cidade em 1927, foi da responsabilidade da União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro.
Representantes de todas as Juntas e autarcas do município estiveram presentes

O decreto-lei de 26 de Novembro de 1926, que entrou em vigor em agosto de 1927, oficializou a elevaçãode Caldas da Rainha a cidade. Essa data, segundo Jorge Varela, foi “fruto de muito trabalho de todas as freguesias e de todos os caldenses da época”, que contribuíram para que “hoje 92 anos depois, nas comemorações, sejam homenageadas todas as freguesias do concelho”.

A cerimónia de comemoração, que decorreu junto às bandeiras, contou com a presença de todos os presidentes de junta e autarcas da Câmara Municipal. Local esse, que segundo o presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, também “foi escolhido por albergar vários serviços importantes, como o Centro da Juventude, o futuro Teatro da Rainha, a Biblioteca Municipal e vários equipamentos desportivos”, e que agora “passa a ser um local onde todos os caldenses se podem rever”.

Nas 12 bandeiras, constam os brasões de cada uma das 12 juntas e Uniões de Freguesias do concelho, e ainda o logotipo da Camara Municipal das Caldas da Rainha. Contudo, “elas foram colocadas com intuito simbólico”, referiu o presidente da União de Freguesias Santo Onofre e Serra do Bouro, explicando que “nas pontas estão colocadas as duas freguesias urbanas”, nomeadamente as duas Uniões de Freguesias, que envolvem as rurais (as restantes por ordem alfabética) como forma de agradecimento”.

Já o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, relembrou “que hoje estamos aqui assinalar um momento histórico para as Caldas, o dia em que foi publicada a lei que considerou-a como cidade”. Destacou ainda que “de facto há 92 anos atrás, tal como hoje, as Caldas vivia um momento de pujança e de desenvolvimento”, o que em 1927 justificou a afirmação e justa elevação da mesma, a cidade.

Nesse sentido, “as freguesias não podem deixar de fazer parte da cidade e vice-versa, por isso, a união e a envolvência de todas as freguesias é aqui assinalada com esta iniciativa, e procuramos continuar a trabalhar na afirmação das Caldas da Rainha, e das suas freguesias, encarando-a [a cidade] como uma polis que agrega e potencia toda a envolvente”.

Para esta homenagem, que contou ainda com atuação do noneto (nove elementos) de sopros da Banda Comércio e Indústria, dirigida pelo maestro Adelino Mota, e o descerramento de uma placa evocativa deste 92º aniversário, a União de Freguesias Santo Onofre e Serra do Bouro gastou cerca de oito mil euros, e contou com o apoio da autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado domingo, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições que permitam assumir as suas escolhas perante a sociedade.

marcha1

Palestra sobre as transformações da família

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

familia 1