Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
14° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
15° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C

Apresentação da obra de João Serra sobre Ferreira da Silva no Museu do Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Artista à Procura da Sua História: Luís Ferreira da Silva, recentemente editado pela Escola Superior de Arte e Design, vai ser apresentado no Bombarral no próximo dia 7 de setembro, às 15 horas. A sessão é patrocinada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal.
Artista à Procura da Sua História: Luís Ferreira da Silva, vai ser apresentado no Bombarral no próximo dia 7 de setembro

Trata-se de um livro resultante de uma extensa investigação sobre a obra plástica de Luís Ferreira da Silva, gravador, pintor, escultor e ceramista que viveu entre 1928 e 2016. Nascido no Porto, Ferreira da Silva exerceu a sua atividade na região Oeste, designadamente no Bombarral, em Alcobaça, na Nazaré e nas Caldas da Rainha. No Bombarral, iniciou a sua atividade junto de Jorge de Almeida Monteiro e da Cerâmica Bombarralense, desde 1944 até ao princípio da década de 1950. No círculo de Almeida Monteiro, Ferreira da Silva conheceu outros artistas, como Júlio Pomar, Dias Coelho e Maria Barreira, contactos que seriam decisivos para o caminho que desenvolveria a partir de então. Na sessão de apresentação deste livro, intervirá Dóris Santos, técnica superior de museus, coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso, da Nazaré. É Mestre em Museologia e Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, escola onde atualmente prepara o seu doutoramento em História de Arte, especialidade de Museologia e Estudos Artísticos. Foi uma das coordenadoras editoriais da obra Arte Por Terras do Bombarral, publicada em 2017. João B. Serra é historiador, Professor Coordenador Jubilado do Instituto Politécnico de Leiria, titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade e Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. Membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche. Foi Comissário do Programa Molda (Caldas da Rainha Cidade Cerâmica), entre 2015 e 2019. Foi também programador e Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pelo projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1