Trata-se de um livro resultante de uma extensa investigação sobre a obra plástica de Luís Ferreira da Silva, gravador, pintor, escultor e ceramista que viveu entre 1928 e 2016. Nascido no Porto, Ferreira da Silva exerceu a sua atividade na região Oeste, designadamente no Bombarral, em Alcobaça, na Nazaré e nas Caldas da Rainha. No Bombarral, iniciou a sua atividade junto de Jorge de Almeida Monteiro e da Cerâmica Bombarralense, desde 1944 até ao princípio da década de 1950. No círculo de Almeida Monteiro, Ferreira da Silva conheceu outros artistas, como Júlio Pomar, Dias Coelho e Maria Barreira, contactos que seriam decisivos para o caminho que desenvolveria a partir de então. Na sessão de apresentação deste livro, intervirá Dóris Santos, técnica superior de museus, coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso, da Nazaré. É Mestre em Museologia e Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, escola onde atualmente prepara o seu doutoramento em História de Arte, especialidade de Museologia e Estudos Artísticos. Foi uma das coordenadoras editoriais da obra Arte Por Terras do Bombarral, publicada em 2017. João B. Serra é historiador, Professor Coordenador Jubilado do Instituto Politécnico de Leiria, titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade e Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. Membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche. Foi Comissário do Programa Molda (Caldas da Rainha Cidade Cerâmica), entre 2015 e 2019. Foi também programador e Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pelo projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
Apresentação da obra de João Serra sobre Ferreira da Silva no Museu do Bombarral
Últimas
Artigos Relacionados
Projeto “O Natal Ideal” angaria brinquedos
Pelo segundo ano, Daniela Rodrigues e Rodrigo Santos lideram o projeto "O Natal Ideal", dedicado a proporcionar um natal mais feliz a crianças carenciadas através da recolha de brinquedos novos e usados.
Piscina de ondas artificiais em Óbidos
A Surfers Cove promete construir em três anos um parque temático para surf em Óbidos, com um aldeamento turístico de quatro estrelas, que terá o máximo de 144 camas e um investimento total superior a 30 milhões de euros.
Utilização do humor na intervenção com a população sénior
Decorreu nas instalações da Biblioteca Municipal do Cadaval uma ação de formação sobre a utilização da arte do palhaço e do humor de forma terapêutica em contextos gerontológicos. Esta iniciativa, dinamizada pela Associação Clowncare, contou com a participação de nove técnicas de sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho do Cadaval.
0 Comentários