Trata-se de um livro resultante de uma extensa investigação sobre a obra plástica de Luís Ferreira da Silva, gravador, pintor, escultor e ceramista que viveu entre 1928 e 2016. Nascido no Porto, Ferreira da Silva exerceu a sua atividade na região Oeste, designadamente no Bombarral, em Alcobaça, na Nazaré e nas Caldas da Rainha. No Bombarral, iniciou a sua atividade junto de Jorge de Almeida Monteiro e da Cerâmica Bombarralense, desde 1944 até ao princípio da década de 1950. No círculo de Almeida Monteiro, Ferreira da Silva conheceu outros artistas, como Júlio Pomar, Dias Coelho e Maria Barreira, contactos que seriam decisivos para o caminho que desenvolveria a partir de então. Na sessão de apresentação deste livro, intervirá Dóris Santos, técnica superior de museus, coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso, da Nazaré. É Mestre em Museologia e Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, escola onde atualmente prepara o seu doutoramento em História de Arte, especialidade de Museologia e Estudos Artísticos. Foi uma das coordenadoras editoriais da obra Arte Por Terras do Bombarral, publicada em 2017. João B. Serra é historiador, Professor Coordenador Jubilado do Instituto Politécnico de Leiria, titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade e Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. Membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche. Foi Comissário do Programa Molda (Caldas da Rainha Cidade Cerâmica), entre 2015 e 2019. Foi também programador e Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pelo projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
Apresentação da obra de João Serra sobre Ferreira da Silva no Museu do Bombarral
Últimas
Artigos Relacionados
Ciclista de equipa de Ribafria ganha título nacional
Decorreram no passado fim-de-semana, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de contrarrelógio individual e fundo master´s. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.
Patinagem artística da Casa do Benfica em 3º lugar em torneio distrital
A Secção de Patinagem Artística da Casa do Benfica de Caldas da Rainha esteve presente no passado fim de semana no Torneio Mix – Great, organizado pela Associação de Patinagem de Leiria com a colaboração do clube Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.
“Dia do Xadrez” no La Vie
No dia 25 de junho realizou-se no Centro Comercial La Vie, nas Caldas da Rainha, o "Dia do Xadrez", com aulas abertas de xadrez, a primeira apresentação pública do livro "Ensinamentos de Xadrez", de José Cavadas e Torneio Aberto de Xadrez La Vie, ganho por Paul Avramescu (Associação Peão Cavalgante/Arneirense).
0 Comentários