Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C

Fez 12600 quilómetros de mota entre a Mongólia e Peniche

Francisco Gomes (texto) | Carlos Tiago (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Carlos Ávila, de 59 anos, percorreu 12600 quilómetros em 29 dias para fazer a ligação de mota entre a Mongólia e a cidade de Peniche. À chegada à terra de onde é natural, no passado sábado, foi recebido por um grupo de motociclistas e pela Câmara.
Receção em Peniche pela associação de motociclismo

O motard trabalha para o Governo de Macau, território onde se encontra há 29 anos. Aproveitando as férias, no ano passado fez a ligação dali até à Mongólia. 3730 quilómetros em oito dias. Deixou lá a mota e regressou este ano para completar o resto do percurso desde Ulan Bator (Mongólia) até Portugal, passando, entre 20 de julho e 17 de agosto, por onze países, ao longo de 12600 quilómetros em 29 dias.

“Gosto de fazer viagens de longa duração, mas é a viagem de uma vida”, manifestou.

Pelo meio tem várias histórias. Ainda na Mongólia caiu duas vezes na lama da estrada de terra batida e ficou debilitado fisicamente e devido ao peso que levava danificou a suspensão traseira do veículo, na Sibéria apanhou temperaturas muito baixas e andou dezenas de quilómetros entre floresta onde não se viam casas ou pessoas, e na Rússia a gasolina de fraca qualidade avariou a mota. A passagem pela fronteira da Letónia foi complicada.

“Estive cinco horas à espera para entrar. Havia muita burocracia, muita inspeção de bagagens e de documentos”, relatou Carlos Ávila.

Na Alemanha foi recebido pelo embaixador português em Berlim, João Mira Gomes, e nos restantes países não encontrou dificuldades. Antes de entrar em Portugal, sabendo da crise energética, abasteceu o depósito.

“Abasteci em Espanha com medo de não conseguir arranjar gasolina. Havia uma fila longa de carros mas esperei. Já em Portugal abasteci a caminho de Peniche sem qualquer restrição”, contou.

Na terra de onde é natural foi recebido pela associação de motociclismo e pela Câmara de Peniche, com chegada simbólica ao Cabo Carvoeiro.

A mota vai ficar no país, enquanto Carlos Ávila regressa de avião para Macau para voltar ao trabalho, depois de ter cumprido o seu sonho nestas férias.

“Estou muito satisfeito. Quero agradecer a receção”, declarou.

Com uma média de 600 a 700 quilómetros por dia, havendo dias em que descansou, pernoitou em hotéis, tendo esta maratona representado um investimento de cerca de dez mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Piscina de ondas artificiais em Óbidos

A Surfers Cove promete construir em três anos um parque temático para surf em Óbidos, com um aldeamento turístico de quatro estrelas, que terá o máximo de 144 camas e um investimento total superior a 30 milhões de euros.

ondas

Utilização do humor na intervenção com a população sénior

Decorreu nas instalações da Biblioteca Municipal do Cadaval uma ação de formação sobre a utilização da arte do palhaço e do humor de forma terapêutica em contextos gerontológicos. Esta iniciativa, dinamizada pela Associação Clowncare, contou com a participação de nove técnicas de sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho do Cadaval.

humor

Equipas dos Pimpões na 2ª divisão

A Piscina Municipal de Estarreja foi palco do Campeonato Nacional de Clubes da 2ª e 3ª divisão, que decorreu de 1 a 3 de dezembro, tendo sido dois eventos distintos. No Campeonato Nacional de Clubes da 3ª divisão estiveram presentes 444 atletas em representação de 48 equipas e no Campeonato Nacional de Clubes da 2ª divisão nadaram 448 atletas num total de 37 equipas.

pimpoes