Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
Escaparate

Eleições Legislativas

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Conhecidas as listas, pelo distrito de Leiria, candidatas ao Parlamento, custa-me um pouco a crer que o nome de Rui Correia não tenha sido apresentado como integrante, especificamente, de uma delas.

Como sabemos, esse rapaz – antigo candidato à presidência da Câmara Municipal, excelente vereador em anterior mandato, e recente vencedor do concurso “O melhor professor de Portugal” – possui qualidades de sobra para representar este concelho, porém, alguém não pensa assim. Tenho pena. Tenho mesmo muita pena, pois Caldas da Rainha acaba de perder a grande oportunidade de possuir um excelente representante na Assembleia da República.

A história está aí para mostrar-nos o quão inócua tem sido a representatividade caldense, bem como os parlamentares que, depois de eleitos, fazem ouvidos moucos para os problemas desta região. Exemplos temos de sobra, nem vale a pena listá-los.

230 deputados terão assento no hemiciclo nacional após as eleições de 6 de outubro. Com certeza, quatro anos depois, estaremos a contar pelos dedos de uma mão os benefícios alcançados. Talvez os mesmos que conseguimos granjear nos últimos 43 anos: Migalhas!

Existem 22 círculos eleitorais, naturalmente, cada deputado eleito irá esmerar-se por conseguir o maior número de benesses para a sua região, não “esticando o olho” para as latitudes que não são suas. Sempre foi assim.

No Parlamento, para que se consiga dar a volta aos inúmeros interesses instalados, é necessário um “jogo de cintura” muito grande, uma bela carga de cavalheirismo nos contatos com os colegas (para cativá-los a apoiar determinados projetos), e, principalmente, muita capacidade (sobretudo cultural) para elaborar “projetos de revisão constitucional, projetos de lei, de regimento, de referendo, de resolução, de deliberação, |…| requerer e obter do Governo ou dos órgão de qualquer entidade pública os elementos, informações e publicações oficiais que considerem úteis para o exercício do seu mandato e requerer a constituição de comissões parlamentares de inquérito |…|. Podem, ainda, em conjunto, apresentar moções de censura, apreciar decretos-leis e requerer ao Tribunal Constitucional a fiscalização da constitucionalidade e da legalidade de normas. Podem, também, requerer a urgência do processamento de qualquer Projeto de Lei, Proposta de Lei ou de Projeto de Resolução”. Se nada ou pouco disso, o eleito tiver capacidade para fazer: A sua presença no hemiciclo nacional é insípida e desnecessária. Com Rui Correia teríamos algumas garantias de sucesso, e de ganho parlamentar, para Caldas da Rainha. Quem seguiu atentamente o seu trabalho como vereador (o que foi o meu caso) vai concordar comigo.

No dia 12 de agosto, a Comissão Nacional de Eleições definiu (sendo publicado em Diário da República) o mapa de “deputados a eleger para a Assembleia da República e a sua distribuição pelos círculos eleitorais”, ficando o de Leiria com o habitual, e modesto, número de 10 representantes. O que significa que será necessário um grande folguedo de bastidores para que Caldas da Rainha tenha a sorte de ver os seus problemas mais prementes resolvidos. O que me parece, segundo 43 anos nos demonstram, impossível!

A manobra de cena (puro teatro), para definir as listas por Leiria, prejudicou este concelho. Não digo que os outros candidatos sejam exemplarmente maus, porém, creio que não possuem conhecimento de palco e não dispõem de força anímica para entusiasmar o restante elenco, fazendo todo o hemiciclo se interessar pelo que é mais importante, e urgente: Resolver os mais gritantes problemas do concelho das Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce