Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
Apresentação de novos produtos na Feira dos Frutos

Desperdícios da limpeza da Mata e do Parque transformados em fertilizante e lenha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desperdícios resultantes da manutenção e limpeza da Mata Rainha Dona Leonor e Parque Dom Carlos I, dois espaços verdes de grande dimensão na cidade de Caldas da Rainha, foram transformados em novos produtos - fertilizante orgânico e lenha variada - que começaram a ser comercializados após apresentação na Feira dos Frutos, no passado domingo.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) e a Cooagrical – Cooperativa Agrícola do Concelho de Caldas da Rainha.

A manutenção dos espaços verdes é realizada pelo CEERDL no âmbito de um protocolo celebrado com a União de Freguesias. A poda, corte de arbustos, recolha e compostagem da folhagem permitiu já preparar dois mil sacos de fertilizante orgânico e mil sacos de lenha.

O tratamento destes resíduos permite a reutilização do que seria desperdício, criando valor, e ainda contribui para a inclusão social de cerca de quatro dezenas de utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (8), Fórum Socio-Ocupacional (15), Formação Profissional (7) e da prestação de serviços de jardinagem à comunidade (9), que trabalham nas diversas fases, desde a manutenção e transformação, até ao embalamento.

A receita resultante da venda dos materiais, que serão comercializados pela Cooagrical, será reaplicada na manutenção da Mata Rainha D. Leonor e Parque D. Carlos I, completando deste modo um ciclo ambiental.

“Produtos da Mata”, é como se designam os artigos criados, apresentados ao público pelo presidente da União de Freguesias, Vítor Marques, e pela responsável pelo CEERDL, Ana Domingos.

Conta com o apoio do Prémio Fidelidade Comunidade 2018, que permitiu ao CEERDL adquirir equipamentos básicos e ensacar os produtos, colocando-os à disposição da comunidade.

Sérgio Filipe, da Cooagrical, que terá os produtos à venda em vários locais da cidade, manifestou satisfação por fazer parte deste “processo inovador”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta