Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C
Apresentação de novos produtos na Feira dos Frutos

Desperdícios da limpeza da Mata e do Parque transformados em fertilizante e lenha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desperdícios resultantes da manutenção e limpeza da Mata Rainha Dona Leonor e Parque Dom Carlos I, dois espaços verdes de grande dimensão na cidade de Caldas da Rainha, foram transformados em novos produtos - fertilizante orgânico e lenha variada - que começaram a ser comercializados após apresentação na Feira dos Frutos, no passado domingo.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) e a Cooagrical – Cooperativa Agrícola do Concelho de Caldas da Rainha.

A manutenção dos espaços verdes é realizada pelo CEERDL no âmbito de um protocolo celebrado com a União de Freguesias. A poda, corte de arbustos, recolha e compostagem da folhagem permitiu já preparar dois mil sacos de fertilizante orgânico e mil sacos de lenha.

O tratamento destes resíduos permite a reutilização do que seria desperdício, criando valor, e ainda contribui para a inclusão social de cerca de quatro dezenas de utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (8), Fórum Socio-Ocupacional (15), Formação Profissional (7) e da prestação de serviços de jardinagem à comunidade (9), que trabalham nas diversas fases, desde a manutenção e transformação, até ao embalamento.

A receita resultante da venda dos materiais, que serão comercializados pela Cooagrical, será reaplicada na manutenção da Mata Rainha D. Leonor e Parque D. Carlos I, completando deste modo um ciclo ambiental.

“Produtos da Mata”, é como se designam os artigos criados, apresentados ao público pelo presidente da União de Freguesias, Vítor Marques, e pela responsável pelo CEERDL, Ana Domingos.

Conta com o apoio do Prémio Fidelidade Comunidade 2018, que permitiu ao CEERDL adquirir equipamentos básicos e ensacar os produtos, colocando-os à disposição da comunidade.

Sérgio Filipe, da Cooagrical, que terá os produtos à venda em vários locais da cidade, manifestou satisfação por fazer parte deste “processo inovador”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado domingo, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições que permitam assumir as suas escolhas perante a sociedade.

marcha1

Palestra sobre as transformações da família

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

familia 1