Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Agrupamento escolar melhora e aumenta refeições

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O investimento que a Câmara Municipal de Óbidos fez nos refeitórios escolares do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos originou uma maior certificação dos cozinheiros e um aumento de cinco mil refeições no ano letivo 2018/2019, revelou a autarquia.

A preocupação na promoção da saúde e prevenção da doença levou a que tivesse sido criada uma estratégia que tem por base um programa de nutrição.

Despertar nas crianças e jovens a atenção para os alimentos que ingerem diariamente e investir ao nível da qualidade das refeições servidas em contexto escolar, foram as preocupações a dar resposta.

Tem sido desenvolvido um trabalho diário quer em parceria com os responsáveis pelas cozinhas, quer com os alunos, onde se desmistifica o conceito da confeção da refeição. Partilham sugestões (quer no acompanhamento diário, quer através da realização dos inquéritos de satisfação alimentar realizados em todas as escolas, quer através de ações de sensibilização sobre as regras dos refeitórios escolares).

Diariamente uma nutricionista e uma técnica de nutrição estão presentes na hora da refeição, acompanhando os alunos, incentivando-os a almoçar.

Convidar os pais e encarregados de educação a almoçar na escola e partilhar as suas opiniões foi outra das formas de melhorar este serviço.

A “Brigada da Cantina”, um grupo de alunos que visita as cozinhas com regularidade, tem como responsabilidade sensibilizar os colegas para a questão dos desperdícios alimentares e participam ativamente na construção das ementas.

Havia muitos alunos que tiravam a senha e depois não iam almoçar. Estas situações foram identificadas, e hoje poucas se verificam. Os próprios encarregados de educação não tinham esta perceção.

Nos bares foi feito igual investimento, sempre com a preocupação pela promoção da saúde e prevenção da doença.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto