Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C

Agrupamento escolar melhora e aumenta refeições

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O investimento que a Câmara Municipal de Óbidos fez nos refeitórios escolares do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos originou uma maior certificação dos cozinheiros e um aumento de cinco mil refeições no ano letivo 2018/2019, revelou a autarquia.

A preocupação na promoção da saúde e prevenção da doença levou a que tivesse sido criada uma estratégia que tem por base um programa de nutrição.

Despertar nas crianças e jovens a atenção para os alimentos que ingerem diariamente e investir ao nível da qualidade das refeições servidas em contexto escolar, foram as preocupações a dar resposta.

Tem sido desenvolvido um trabalho diário quer em parceria com os responsáveis pelas cozinhas, quer com os alunos, onde se desmistifica o conceito da confeção da refeição. Partilham sugestões (quer no acompanhamento diário, quer através da realização dos inquéritos de satisfação alimentar realizados em todas as escolas, quer através de ações de sensibilização sobre as regras dos refeitórios escolares).

Diariamente uma nutricionista e uma técnica de nutrição estão presentes na hora da refeição, acompanhando os alunos, incentivando-os a almoçar.

Convidar os pais e encarregados de educação a almoçar na escola e partilhar as suas opiniões foi outra das formas de melhorar este serviço.

A “Brigada da Cantina”, um grupo de alunos que visita as cozinhas com regularidade, tem como responsabilidade sensibilizar os colegas para a questão dos desperdícios alimentares e participam ativamente na construção das ementas.

Havia muitos alunos que tiravam a senha e depois não iam almoçar. Estas situações foram identificadas, e hoje poucas se verificam. Os próprios encarregados de educação não tinham esta perceção.

Nos bares foi feito igual investimento, sempre com a preocupação pela promoção da saúde e prevenção da doença.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Agrupamento Josefa de Óbidos inaugura exposição

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos inaugurou na passada segunda-feira a exposição da atividade #Soujosefa, inspirada no Dia Escolar da Não Violência e da Paz, na Casa de Design de Interiores – Maria José Salavisa, em Óbidos.

josefa

Ciclista de equipa de Ribafria ganha título nacional

Decorreram no passado fim-de-semana, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de contrarrelógio individual e fundo master´s. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

ribafria 1

Patinagem artística da Casa do Benfica em 3º lugar em torneio distrital

A Secção de Patinagem Artística da Casa do Benfica de Caldas da Rainha esteve presente no passado fim de semana no Torneio Mix – Great, organizado pela Associação de Patinagem de Leiria com a colaboração do clube Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.

benfica