Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 11° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C
15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C

95º aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Núcleo da Liga dos Combatentes de Caldas da Rainha foi fundado em 28 de julho de 1924, tendo o 95º aniversário sido comemorado na Escola de Sargentos do Exército (ESE).
Foto de grupo

Esta cerimónia foi presidida pelo coronel António Romero, em representação do presidente da Liga dos Combatentes.

A cerimónia iniciou-se com uma homenagem aos mortos, com uma guarda de honra da ESE, seguindo-se a entrega de uma medalha de campanha com a legenda Angola 1970/1972 ao sócio combatente António Rodrigues, terminando com um discurso do presidente do Núcleo, major Luciano Pereira, que agradeceu o apoio dado pela direção central da Liga dos Combatentes, da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, da ESE e de outras entidades.

Recordando que as primeiras instalações do Núcleo foram no então Regimento de Infantaria nº 5, nos Pavilhões do Parque D. Carlos I, lembrou que a primeira direção da denominada “Delegação de Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes da Grande Guerra” foi presidida pelo capitão de infantaria António Ferreira Damião Júnior.

“Somos das instituições mais antigas de Caldas da Rainha, concelho com uma profunda identidade militar. O Núcleo desta cidade procura consolidar essa importância e valor e tem alargado o seu âmbito de atuação”, referiu.

O major Luciano Pereira destacou a colaboração humanitária do Núcleo no auxílio a organizações de apoio social, no Conselho Local de Acção Social das Caldas da Rainha, vulgo Rede Social, em parceria com o Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social de Lisboa da Liga dos Combatentes, onde são realizadas consultas no âmbito da saúde mental na sede do Núcleo, nas diversas parcerias e protocolos estabelecidos, num total de 36, efetuadas com instituições e empresas locais, tertúlias e exposições efetuadas, e atividades lúdicas, como viagens e o tai-chi, que decorre todas as terças e quintas de manhã no parque D. Carlos I.

Os convidados assistiram ainda a uma missa de ação de graças na capela da ESE, celebrada pelo capelão Joaquim Domingos.

No almoço convívio, que se realizou no refeitório 1 da ESE, servido pelo restaurante “Paraíso do Coto”, foram entregues cinco “medalhas de bons serviços” que se destinam a galardoar sócios ou funcionários da Liga dos Combatentes que prestam bons serviços à instituição. Foram condecorados com a “medalha de bons serviços – ouro” os sócios combatentes António Florêncio, Joaquim Anacleto e José Silva.

Com a “medalha de bons serviços – cobre” foram distinguidos os sócios Rita Graça e Sónia Francisco e foram entregues dois louvores a elementos da direção pelo apoio ao Núcleo – major Afonso Alves, presidente da assembleia geral, e Fernando Ferreira, vogal suplente da direção, e um testemunho de apreço ao sócio combatente Arclides Mateus, por ter completado 25 anos de associado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colisão entre dois carros mata duas mulheres e fere outra

Mãe e filha morreram e outra mulher sofreu ferimentos ligeiros num choque frontal entre dois carros, na manhã deste domingo, na estrada onde se localiza a central fruteira Frutalvor, junto ao cruzamento para os Infantes, nas Caldas da Rainha.

acidente

Voleibol feminino de Óbidos em jogo treino

As equipas femininas de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levaram a cabo um jogo treino, na passada quarta-feira, em Óbidos, no Pavilhão Municipal, contra o Sport Operário Marinhense, da Marinha Grande.

voleibol