Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C

Semana Internacional de Piano de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Havia um velho piano vertical em casa, levaram-me a ver a Ópera de Butterfly e decidi aprender a decifrar a partitura de piano para chorar melhor por Cio-Cio-San”.
Manuela Gouveia abre a SIPO 2019

É assim que Bruno Canino descreve o seu primeiro contato com o piano. O pianista italiano, de 84 anos toca pela primeira vez em Portugal, no dia 27 de julho, às 21h, no Auditório Municipal de Óbidos. É um dos dez pianistas de renome internacional a atuar na 24.ª Edição da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO).

Há também concertos nas Caldas da Rainha, no Bombarral e em Santarém. Esta é uma iniciativa da ACIM – Associação de Cursos Internacionais de Música – que persiste na sua missão formativa e de promoção cultural da Região Oeste.

A SIPO “combina um festival de música com um programa de master classes para pianistas em início de carreira”, explica a pianista Manuela Gouveia, presidente da ACIM, que abre o Festival SIPO 2019 no dia 21 de julho acompanhada pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov. O concerto é no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, às 21 horas.

No dia 22 de julho é inaugurada a exposição de pintura de Fernando Marques de Oliveira “Ostinato Rigore / lines on plain landscape”, na Casa da Barbacam em Óbidos, que está aberta ao público até ao dia 4 de agosto.

No dia 23 de julho, às 21 horas, sobe ao palco do CCC das Caldas da Rainha o Trio Tulipatan, que conta com Margarida Natividade, soprano, Tiemin Wang, tenor, e Xavier Rivera, antigo pianista da orquestra da radiotelevisão belga e criador de diversas óperas contemporâneas em França e na Bélgica.

Em Óbidos, no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, o cravista brasileiro Cristiano Holtz proporciona um recital dedicado a obras de J.S. Bach no dia 24 de julho às 21 horas. Dois dias depois, à mesma hora, é a vez do pianista espanhol Josep Colom subir ao palco do Auditório Municipal de Óbidos.

A palestra SIPO 2019 é de José Valle de Figueiredo, poeta, ensaísta e programador cultural, com o tema “Dois Poetas em Óbidos – Camilo Pessanha e Alberto Osório de Castro”, no dia 28 de julho, às 17 horas. As noites de 28, 29 e 31 de julho do Auditório Municipal em Óbidos estão reservadas para Artur Pizarro, Mirta Herrera e Boris Berman respetivamente. Os concertos começam às 21 horas.

A fechar a SIPO estão os concertos do chinês Wenfang Han e do italiano Lorenzo Pone, pianistas promissores em início de carreira que foram distinguidos em edições anteriores da SIPO com o Prémio ACIM / Antena 2. Apresentam três recitais de piano: no Auditório Municipal de Óbidos, no dia 1 de agosto, às 19 horas, no Teatro Eduardo Brazão no Bombarral, no dia 4, às 17 horas, e na Igreja da Misericórdia de Santarém, no dia 5, às 19 horas.

Os estudantes SIPO 2019 vão estar em palco no Auditório Municipal de Óbidos no dia 2 de agosto, às 17 e às 21 horas. Lorenzo Pone relata que “o prémio SIPO abriu-me muitas oportunidades de me apresentar como solista na Europa”. Wenfang Han está animado por voltar este ano: “Acho a atmosfera da SIPO genial e bastante propícia para o meu crescimento como músico. Receber o prémio SIPO 2018 foi extremamente significativo pelo apoio e reconhecimento do público”.

As master classes de piano são um dos pontos fortes da SIPO. “Aqui é dada formação especializada a alunos de piano que estão a concluir a sua formação, pianistas em início de carreira e professores”, explica Manuela Gouveia. Todos os anos, uma média de 25 alunos nacionais e estrangeiros participa na formação com pianistas de renome internacional. Este ano são cinco professores – Artur Pizarro, Boris Berman, Bruno Canino, Josep Colom e Manuela Gouveia – que vão estar rotativamente em três espaços de Óbidos – Casa da Música, Igreja da Misericórdia, Casa da Barbacam – a dar formação a jovens pianistas de Portugal, da Alemanha, do Brasil, da China, da Islândia e, pela primeira vez, da Hungria e da Indonésia. As master classes SIPO “são muito mais do que momentos de formação, já que são abertas ao público e constituem uma oportunidade única para as pessoas estarem dentro do ambiente musical mais intensamente”, manifesta a presidente da ACIM.

Este ano a SIPO conta mais uma vez com a distinção da EFFE – European Festival Association – “o que para nós é um reconhecimento do valor cultural do nosso evento a nível internacional”, refere Manuela Gouveia. A ACIM foi fundada em 1996 com o propósito de criar na Região Oeste um núcleo de atividades culturais com artistas de renome internacional. Desde então aposta na formação de jovens músicos. A Associação foi distinguida com a medalha de mérito da Câmara Municipal de Óbidos e da Associação Empresarial de Óbidos pelo contributo económico à região.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia

A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.

Trocar papel velho por plantas

Trocar papel velho por plantas vai ser possível na Junta de Freguesia de Alfeizerão, no dia 21 de março, no âmbito da campanha de recolha de papel.

papel

Associação dos Mosteiros celebra 43 anos

O almoço comemorativo do 43º aniversário da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural dos Mosteiros, na freguesia de Vidais, realiza-se no dia 23 de março, às 13h00.

mosteiros