Esta iniciativa foi englobada no projeto de intervenção nas escolas de 1º ciclo que o Gabinete de Psicologia tem vindo a desenvolver desde 2015.
O projeto surgiu após terem existido ações de sensibilização sobre a temática do relaxamento e mindfulness no ano letivo anterior e a comunidade escolar ter identificado a necessidade de continuar a aprofundar este tema.
O objetivo foi potenciar um espaço no contexto das aulas, para serem aplicadas sessões breves, lúdicas e dinâmicas de relaxamento e mindfulness para as crianças. Estas sessões foram regulares e pretendiam potenciar o aumento da capacidade de focar a atenção e concentração numa tarefa, promover a autoconfiança e a autoconsciência emocional nas crianças e propiciar a melhoria ao nível da comunicação assertiva e da empatia na relação com os outros.
Existiu um grande envolvimento dos professores, que relataram que conseguiram perceber os benefícios do mindfulness e notaram melhorias ao nível das crianças, sobretudo que “estão mais calmas e a maioria gere melhor as suas emoções”, segundo opinião de um professor. Também foi possível verificar que ao longo do projeto as crianças foram mostrando dedicação e entusiasmo, fazendo comentários como “senti-me nas nuvens”, “fiquei mais calmo e mais feliz” e “fiquei com o corpo molinho, foi muito agradável”.
0 Comentários