Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C

Projeto “Relaxamento e Mindfulness” acalmou crianças do 1º ciclo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Gabinete de Psicologia da União das Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório dinamizou o projeto "Relaxamento e Mindfulness: Respirar para acalmar", nas escolas de 1º ciclo.
Professores relataram benefícios nas crianças

Esta iniciativa foi englobada no projeto de intervenção nas escolas de 1º ciclo que o Gabinete de Psicologia tem vindo a desenvolver desde 2015.

O projeto surgiu após terem existido ações de sensibilização sobre a temática do relaxamento e mindfulness no ano letivo anterior e a comunidade escolar ter identificado a necessidade de continuar a aprofundar este tema.

O objetivo foi potenciar um espaço no contexto das aulas, para serem aplicadas sessões breves, lúdicas e dinâmicas de relaxamento e mindfulness para as crianças. Estas sessões foram regulares e pretendiam potenciar o aumento da capacidade de focar a atenção e concentração numa tarefa, promover a autoconfiança e a autoconsciência emocional nas crianças e propiciar a melhoria ao nível da comunicação assertiva e da empatia na relação com os outros.

Existiu um grande envolvimento dos professores, que relataram que conseguiram perceber os benefícios do mindfulness e notaram melhorias ao nível das crianças, sobretudo que “estão mais calmas e a maioria gere melhor as suas emoções”, segundo opinião de um professor. Também foi possível verificar que ao longo do projeto as crianças foram mostrando dedicação e entusiasmo, fazendo comentários como “senti-me nas nuvens”, “fiquei mais calmo e mais feliz” e “fiquei com o corpo molinho, foi muito agradável”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Showcooking “Arroz Colaborativo” na Mercearia Pena

No dia 15 de fevereiro, entre as 10h00 e as 13h00, a Mercearia Pena, em Caldas da Rainha, recebe o evento gastronómico "Arroz Colaborativo", um showcooking que celebra a riqueza dos produtos nacionais e a partilha de saberes e sabores tradicionais.

pena

Semana dedicada à ciência e tecnologia do mar

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, está a organizar mais uma edição do Ocean Open Day – Semana Aberta da Ciência e Tecnologia do Mar, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

ocean

Festival Latitudes homenageia Ruy de Carvalho

Chama-se “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, e pretende homenagear o ator de 97 anos e as várias personagens que interpretou ao longo de uma carreira que ultrapassa já as oito décadas de palcos.

ruy