O evento terá lugar entre os dias 18 a 21 de julho, numa bicicletada que vai desde as Caldas da Rainha até à Bajouca, em Leiria. A Bajouca, a par de Aljubarrota, em Alcobaça, são duas das áreas de concessão previstas nos contratos da Australis Oil&Gas. Esta empresa encontra-se a aguardar que lhe sejam atribuídas duas licenças de prospeção, uma para cada uma destas áreas.
O evento inicia-se dia 18 com uma sessão de informação nas Caldas da Rainha. Dia 19 de manhã, a bicicletada parte para Aljubarrota, com visitas pelo caminho a projetos de permacultura, hortas biológicas e hortas de ervas medicinais e de comida selvagem. Dia 20, os participantes pedalam até à Bajouca, onde a população local planeia uma marcha até ao local onde a Australis Oil & Gas conta começar a furar.
Há uma grande preocupação no que toca à contaminação de água para agricultura e consumo, a proximidade dos furos das habitações e a utilização de técnicas ainda mais agressivas para o ambiente como a fraturação hidráulica, também conhecida por fracking.
0 Comentários