Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Centenário da freguesia da Foz terminou com a entrega de 19 homenagens

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Terminaram na passada sexta-feira as celebrações do primeiro centenário de freguesia da Foz do Arelho, com a atribuição de 19 placas comemorativas aos antigos autarcas da freguesia que fizeram parte destes primeiros cem anos de vida. Após as homenagens foi inaugurado o “memorial dos cem anos”, junto ao edifício da junta.

No dia em que se completaram cem anos que a Foz do Arelho se constituiu como freguesia, a junta decidiu organizar uma sessão solene em homenagem e reconhecimento a todos os autarcas que fizeram parte do centenário, contribuindo assim para o “progresso e bem-estar de todos quantos habitam, de forma permanente ou temporário, na vila”.

A cerimónia, que decorreu no Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho, iniciou-se com as homenagens aos 19 presidentes de freguesia que desde 1919 estiveram responsáveis pela vila. Ao palco foram chamados um a um, os familiares ou representantes dos distinguidos, que aproveitaram o momento para cumprimentar as individualidades da mesa e receber a placa, bem como o livro “Presidentes da Junta de Freguesia de Foz do Arelho” das mãos dos diferentes autarcas, sob o aplauso da plateia. Entre os homenageados constou o atual presidente de Junta, que aproveitou para agradecer e referir que “esta sessão representa uma simbólica e merecida homenagem a todos aqueles, vivos e outros já falecidos, que dirigiram os destinos da nossa junta, desde 1919 até aos dias de hoje”.

Além disso frisou que “este dia é para nós uma oportunidade para relembrar os valores do passado e do presente, sem esquecer o futuro”, e por isso, “para nós é uma honra homenagear todas estas personalidades, que assumiram a presidência e os destinos dos fozenses”. Nesse sentido, “todas estas distinções são o reconhecimento da nossa freguesia para com aqueles que diariamente trabalham, por vezes em circunstâncias adversas, em prol do desenvolvimento sustentável da nossa freguesia”.

Já o presidente da Assembleia de Freguesia, José Quaresma, que também fez parte da Comissão Comemorativa do Centenário, desejou que a “vila da Foz nestes novos tempos consiga atingir a evolução e o progresso que lhe é devido”.

Na sessão também esteve presente o representante da Associação Nacional de Freguesias, Vítor Marques, que sublinhou que “esta homenagem é singela, bonita e apropriada aos cem anos da freguesia”.

Lalanda Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal, referiu que “homenagear aqueles que se dedicaram à causa pública de há cem anos para cá foi uma boa iniciativa”.

Para o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, esta celebração foi “uma boa oportunidade para prestar uma justa homenagem a todos os autarcas que trabalharam para o desenvolvimento desta bela vila e para a melhoria das condições de vida da sua gente”. Todo esse trabalho, segundo o autarca, “não pode ser desperdiçado, havendo muito investimento para se fazer”.

Nesse sentido explicou que o “município está empenhado em desenvolver projetos que possam contribuir e ajudar a enriquecer a vida na vila”, como é o caso de um projeto que está em curso e que foi adjudicado por cem mil euros, para requalificar toda a zona junto à lagoa e a relação entre o cais e avenida do mar.

Além disso também se encontra em curso “um conjunto de iniciativas para requalificar e reabilitar espaços urbanos na freguesia”, no qual inclui o polidesportivo da vila, que neste momento “não está a servir a sua função”. Essa estrutura, que pertence ao Centro Recreativo da Foz do Arelho e que também “precisa de ser reabilitado e melhorado, cabe a vocês, fozenses, se juntarem à associação para promover a sua recuperação, com a nossa ajuda”, exortou.

Por fim, sublinhou que “tudo faremos, de modo a contribuir para o crescimento desta grande terra que é a Foz do Arelho”.

Inauguração do “memorial dos cem anos”

Depois das homenagens foi inaugurado o memorial, com a instalação de uma peça de calcário do escultor leiriense Mário Lopes. Esta peça, que foi feita durante o SIMPPETRA – Simpósio Internacional de Escultura em Pedra, no Centro de Artes, tem como objetivo ser o “símbolo dos cem anos de freguesia”, e ainda “um marco para a continuidade da freguesia da Foz “, tendo sido oferecida pelo município.

Segundo o escultor, “a peça representa um elemento típico da nossa região, o pinheiro, que cresce mesmo que cortemos os troncos, dando assim a ideia de expansão e de crescimento, como é o caso desta freguesia, que espero que continue a crescer”.

Durante a inauguração, a vereadora da cultura, Maria da Conceição Pereira, anunciou que “a ideia é que sejam colocadas mais quatro peças na vila, uma no jardim da Junta, uma na Avenida do Mar, uma no Largo do Arraial e outra junto à escola, de modo, a criar uma rota de esculturas aqui na Foz”, se possível até ao final do ano.

Para encerrar os festejos, a Banda Comércio e Industria das Caldas da Rainha deu um concerto no largo do arraial, em frente ao Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta