Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Um dia na pesca do cerco

Carlos Tiago

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Voltei a assistir a uma pesca de cerco num barco de Peniche, o Rio Minho, com pai e filho na cabine a comandar uma tripulação de 14 pescadores.
Uma boa pescaria

Com a atual tecnologia colocada à disposição do mestre para deteção do peixe tornou mais fácil encontrar um cardume mas não dispensa o olhar e a sabedoria adquirida ao longo dos anos para manobrar o barco de modo a conseguir fazer o cerco ao cardume.

Enquanto aguardavam a ordem do mestre para o início do cerco os pescadores entretinham-se a pescar ou simplesmente a conversar. Normalmente tudo corre de feição mas algo correu menos bem na recolha da rede. Ela ficou presa no fundo e rasgou.

O mestre começou a dar as ordens para toda a tripulação puxar à mão a parte rasgada, a parte da rede mais junto ao chumbo, para bombordo a fim de evitar que o peixe fugisse por aí. Só vendo se pode avaliar o esforço que foi necessário em tão pouco tempo para fazer esta manobra e conseguir que o peixe não escapasse.

O trabalho destes homens não terminou aqui, pois após chegada a terra é preciso descarregar o peixe, entrega-lo ao comprador, lavar e tudo arrumar, reparar a rede rasgada para, logo no outro dia, voltar à pesca da sardinha.

Chegado o peixe à Lota e fazendo bem as contas pergunto; será que o valor recebido em lota, dos 141 cabazes mereceu todo este trabalho?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss