Q

Previsão do tempo

6° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
6° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
5° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C

Um dia na pesca do cerco

Carlos Tiago

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Voltei a assistir a uma pesca de cerco num barco de Peniche, o Rio Minho, com pai e filho na cabine a comandar uma tripulação de 14 pescadores.
Uma boa pescaria

Com a atual tecnologia colocada à disposição do mestre para deteção do peixe tornou mais fácil encontrar um cardume mas não dispensa o olhar e a sabedoria adquirida ao longo dos anos para manobrar o barco de modo a conseguir fazer o cerco ao cardume.

Enquanto aguardavam a ordem do mestre para o início do cerco os pescadores entretinham-se a pescar ou simplesmente a conversar. Normalmente tudo corre de feição mas algo correu menos bem na recolha da rede. Ela ficou presa no fundo e rasgou.

O mestre começou a dar as ordens para toda a tripulação puxar à mão a parte rasgada, a parte da rede mais junto ao chumbo, para bombordo a fim de evitar que o peixe fugisse por aí. Só vendo se pode avaliar o esforço que foi necessário em tão pouco tempo para fazer esta manobra e conseguir que o peixe não escapasse.

O trabalho destes homens não terminou aqui, pois após chegada a terra é preciso descarregar o peixe, entrega-lo ao comprador, lavar e tudo arrumar, reparar a rede rasgada para, logo no outro dia, voltar à pesca da sardinha.

Chegado o peixe à Lota e fazendo bem as contas pergunto; será que o valor recebido em lota, dos 141 cabazes mereceu todo este trabalho?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Afonso Lopes Vieira

O autor em epígrafe deixou uma indelével marca na história da literatura em língua portuguesa. Nascido em Leiria, a 26 de janeiro de 1878, dono de um virtuosismo encantador e de singular afetividade, foi um profícuo homem de letras e um precursor do cinema e da fotografia. A sua veia literária, além da poesia, das conferências e dos textos para a tenra infância, estendeu-se, também, para as adaptações e as traduções.

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso